Mensagem compartilhada com suposto cronograma de vacinação contra a Covid-19 é falsa

Por Portal Opinião Pública 21/01/2021 - 16:33 hs
Foto: Reprodução / Whatsapp

 

Tem circulado pelas redes sociais, em postagens no Facebook e grupos de Whatsapp, informações falsas sobre um suposto calendário de vacinação elaborado pelo governo de São Paulo.

Na publicação constam datas para imunizar diversos grupos por faixa etária. Um exemplo é que entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro seriam vacinados profissionais de saúde e indígenas. Depois, entre 75 anos ou mais seriam imunizados entre 8 de fevereiro e 1º de março e assim seguiria o cronograma até o público de 0 a 28 anos.

O texto divulgado ainda coloca como fonte a Rádio CBN, que negou a veiculação de matéria sobre o calendário de vacinação no Estado de São Paulo.

Governo de SP seguirá cronograma do Ministério da Saúde

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou, na última segunda-feira (18), que o estado vai seguir o calendário elaborado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação para a Covid-19, a primeira fase da imunização contempla apenas alguns grupos prioritários:

·  Profissionais de saúde;

·  Idosos com 75 anos ou mais;

·  Pessoas acima de 60 anos que vivem em casas de repouso e asilos;

·  Pessoas com deficiência vivendo em instituições de longa permanência;

·  População indígena aldeada em terras demarcadas e quilombolas.

Atualmente, as doses disponibilizadas no país, inclusive, são insuficientes para cobrir esse primeiro grupo prioritário.