Leitos de UTI para tratar pacientes de Covid no hospital Nardini já estão funcionando

Por Portal Opinião Pública 28/01/2021 - 10:15 hs
Foto: Leandro Laranjeira-PMM / Divulgação
Leitos de UTI para tratar pacientes de Covid no hospital Nardini já estão funcionando
Inauguração da nova ala foi antecipada para sábado e ampliou em 50% capacidade do hospital

Inauguração da nova ala foi antecipada para sábado e ampliou em 50% capacidade do hospital para tratamento a doentes graves 

Previstos para serem inaugurados no início desta semana, os 10 novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19, no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá, já estão em funcionamento desde o último sábado (23). A entrega da ala – que deverá funcionar por 90 dias - foi antecipada, segundo a administração municipal, para agilizar a transferência dos pacientes que aguardavam uma vaga para tratamento.

Contando agora com 30 unidades de tratamento intensivo, um aumento de 50% em sua capacidade, Mauá passou a ter uma pequena folga na taxa de ocupação de leitos de UTI, segundo dados do último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (27), às 13h, pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com os números, a atual taxa de ocupação de leitos era de 87%, nível ligeiramente superior ao que foi registrado nos últimos dois dias (83%), quando os primeiros relatórios foram apresentados. Até a última sexta-feira (22), Mauá não tinha leitos de UTI disponíveis na rede pública.

O relatório também trouxe o número atualizado de casos de Covid-19 na cidade. Até o momento, um total de 10.009 casos foram confirmados, sendo 89 somente nas últimas 24h. Já o número de óbitos subiu para 511 (seis a mais em relação a terça-feira).

Após a inauguração dos leitos, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) confirmou que seu objetivo é seguir indicando ações que contribuam para o combate à doença. “Como a nossa prioridade é salvar vidas, vamos continuar a tomar medidas que possam ajudar a aliviar a pressão no serviço público de saúde. Intensificaremos a fiscalização para fazer valer em Mauá as fases laranja e vermelha do Plano São Paulo, do governo estadual, cujo objetivo é conter a disseminação do coronavírus (leia mais abaixo)”, explica o prefeito Marcelo Oliveira.

A instalação dos 10 novos leitos de UTI na cidade custou R$ 1,4 milhão e a verba utilizada foi destinada pelo Governo do Estado ao município. O acerto aconteceu na última quinta-feira (21), depois de uma reunião de Marcelo Oliveira com o secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, no Palácio dos Bandeirantes.

Além da inauguração da ala, a construção de um novo Hospital de Campanha em Mauá também foi discutida pelo governo municipal, com o objetivo de desafogar a rede pública. Na última semana, Oliveira solicitou a realização de um estudo de viabilidade econômica. Entretanto, nenhuma decisão foi tomada ainda em relação a construção do equipamento. 

Mauá segue determinações do Plano São Paulo 

A Prefeitura de Mauá também confirmou, na sexta-feira (22), que seguirá as orientações do Governo do Estado após a reclassificação da Região Metropolitana no Plano São Paulo, ação que tem ditado as diretrizes para a retomada das atividades econômicas em São Paulo. Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada em comum acordo com as demais seis cidades da região.

Desta forma, Mauá, assim como as 39 cidades da região, adotará as ações previstas para os municípios que estão na fase laranja do plano de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h.

Já aos fins de semana e de segunda a sexta, das 20h às 6h, estarão em vigor na cidade as medidas da fase vermelha, a mais restritiva delas. Nesta etapa, somente os serviços essenciais como supermercados, farmácias e postos de combustíveis poderão funcionar. Uma nova reclassificação deverá ser anunciada na primeira semana de fevereiro.

“Equipes da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Municipal estão orientadas a percorrerem diariamente regiões da cidade, inspecionando e fiscalizando o cumprimento dos protocolos sanitários e as orientações para se evitar as aglomerações”, reforçou o chefe do Executivo. 

A Prefeitura de Mauá reforçou ainda o pedido para que a população cumpra as recomendações preconizadas pela Organização Mundial da Saúde e cientistas para a prevenção ao novo coronavírus, como sair de casa apenas se realmente precisar, use sempre a máscara corretamente em espaços públicos, respeite o distanciamento social e mantenha as mãos sempre limpas com álcool em gel 70% ou água e sabão.