Grande ABC terá 110 novos leitos de UTI para combate à Covid-19

Por Portal Opinião Pública 04/03/2021 - 11:44 hs
Foto: Divulgação
Grande ABC terá 110 novos leitos de UTI para combate à Covid-19
Segundo dados da Prefeitura de Mauá, UTI do Hospital Nardini estava completamente ocupada

O Grande ABC receberá um reforço importante nesta semana para auxiliar no combate a Covid-19: a construção de 110 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na região. As unidades serão erguidas em quatro das sete cidades que compõem a região (Diadema, Ribeirão Pires, Santo André e São Caetano do Sul), com o aval do Governo do Estado, e a expectativa é de que estejam disponíveis já no fim de semana.

No total, os 110 leitos de UTI devem ser divididos entre os Hospitais de Campanha da UFABC (Universidade Federal do ABC), em Santo André (50) e de Ribeirão Pires (10), e os Hospitais Municipal de São Caetano (30) e Serraria, em Diadema (20).

No início desta semana, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC já havia entregado ao Estado um levantamento dos leitos necessários para o atendimento à Covid-19 nas sete cidades. O objetivo dos líderes da entidade era mostrar como a região deveria se estruturar para evitar um colapso no sistema de saúde.

De acordo com o documento, o Grande ABC possui o maior complexo de atendimento de UTI do Estado, atualmente em 33,1 leitos UTI por 100 mil habitantes e que, além de não desmobilizar seus leitos ao longo de 2020, ampliou o número de unidades a partir de outubro de 2020, tornando a região um desafogo, inclusive, para cidades de outras regiões.

O estudo foi entregue pelo presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), ao vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, representando o governador João Doria (PSDB).

“Vamos focar na ampliação de leitos de UTI para atravessarmos os próximos 15 dias, período delicado de pandemia, sem deixar a nossa gente desassistida. Há um grande esforço das sete cidades para garantir as condições necessárias, salvar vidas e minimizar danos”, destacou Paulo Serra. 

Falta de leitos preocupa 

Apesar da notícia de que 110 novos leitos de UTI serão construídos na região, a oferta de unidades ainda preocupa a população.

Em Mauá, dados divulgados pela Prefeitura Municipal, utilizando estatísticas apuradas na última terça-feira (2), mostravam que o Hospital Nardini, referência para a cidade e para municípios vizinhos como Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, estava com 100% de seus leitos de UTI ocupados. No total, a cidade já possui 12.316 casos confirmados de Covid-19 (sendo que 70 deles foram confirmados nesta terça) e 612 óbitos. A administração municipal ainda não havia divulgado os números referentes aos dados consolidados de quarta-feira.

Já o prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi (PL), utilizou suas redes sociais para informar que a cidade já não possuía mais leitos de UTI em seu Hospital de Campanha, além de ter uma fila de espera para testagem.

“Eu tenho, para minha tristeza agora, 40 pessoas para serem testadas, elas estão com os primeiros sintomas de Covid. E o nosso Hospital de Campanha está lotado, completamente lotado”, disse Volpi, que completou. “Isso significa que nós vamos continuar batendo na mesma tecla. Nos auxilie a evitar a contaminação da Covid, fique na sua casa, evite a frequência de bares, elimine de sua agenda as festas coletivas, mesmo que em família. Nós não sabemos quem está levando e quem está pegando esse vírus. Faça isso por nós, pela cidade, para que nós evitemos uma situação ainda pior do que a que já estamos vivendo”, encerrou.