Mauá manterá três UBSs abertas aos fins de semana para aliviar movimento nas UPAs

Por Portal Opinião Pública 18/03/2021 - 09:43 hs
Foto: Evandro Oliveira / PMM
Mauá manterá três UBSs abertas aos fins de semana para aliviar movimento nas UPAs
UBSs do Jardim Zaíra I e da Vila Magini permaneceram abertas durante o fim de semana

Experiência realizada pela primeira vez sábado e domingo passados será mantida nas unidades do Jardim Zaíra 1 e da Vila Magini, após resultados satisfatórios, e ampliada para UBS do São João 

Após testes realizados no último final de semana, a Secretaria de Saúde de Mauá decidiu manter as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de algumas regiões da cidade abertas durante os finais de semana para desafogar o movimento nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) do município e auxiliar na identificação prévia de casos de Covid-19 considerados menos graves. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento da rede municipal, tendo em vista o crescimento no número de casos de Covid-19 em todo o país.

No último fim de semana, a pasta realizou uma avaliação da nova medida mantendo as UBSs do Jardim Zaíra 1 e da Vila Magini abertas durante o sábado (13) e o domingo (14) como forma de prestar suporte às UPAs das duas regiões. E de acordo com a secretaria, a experiência foi tão bem-sucedida que ambas seguirão abertas para o próximo fim de semana.

Segundo dados da secretaria de Saúde mauaense, 412 pessoas foram atendidas no primeiro fim de semana da experiência, sendo que destes testes, 43 indicaram positivo para a Covid – em dois casos, os pacientes apresentaram condições mais graves da doença e imediatamente passaram a receber os cuidados especiais que as UPAs têm a capacidade de fornecer.

Para esse projeto-piloto foram mobilizados 22 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, pessoal administrativo e auxiliares de farmácia para entrega de medicação aos pacientes.

“Os pacientes passam pela triagem nas UPAs e quem tem sintomas leves é encaminhado para a UBS. Dessa forma, diminui o contato com quem tem a doença em estágio mais grave. Nosso trabalho é voltado para salvar vidas e proteger a nossa população”, explicou o prefeito Marcelo Oliveira  (PT), que vistoriou os locais na tarde do sábado.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo mauaense, a administração municipal não medirá esforços para garantir atendimento mais amplo e qualificado para combater o avanço da pandemia em Mauá. “Estamos buscando todas as alternativas possíveis. Vamos avaliar os resultados da ação e decidir se conseguiremos ampliar o serviço para outras regiões. Agradecemos muito o apoio e a dedicação de cada profissional envolvido neste trabalho na linha de frente”, afirmou. 

UBS do Jardim São João também estará aberta 

Além de manter as UBSs do Jardim Zaíra 1 e da Vila Magini abertas durante o fim de semana, o prefeito Marcelo Oliveira confirmou nesta quarta-feira (17), junto a secretária de Saúde, Célia Bortoletto, que a UBS do Jardim São João também funcionará neste sábado (20) e domingo (21), das 7h às 19h, como forma de auxiliar a UPA Barão de Mauá, localizada no mesmo bairro, ampliando o atendimento na cidade.
“Neste próximo final de semana estaremos ampliando o serviço e a UBS do São João vai poder dar apoio para nossa UPA do Barão para que possa ter um atendimento mais digno à população”, disse a secretária em um vídeo postado nas redes sociais do prefeito.

“Essas ações fazem parte da reorganização da saúde pública de Mauá, para atendermos da melhor maneira possível a nossa população”, completou Oliveira.