Morador cobra melhorias de infraestrutura em viela no Jardim Zaíra

Por Portal Opinião Pública 22/04/2021 - 10:26 hs
Foto: Jornal Opinião Pública
Morador cobra melhorias de infraestrutura em viela no Jardim Zaíra
Escada que liga a viela Mono Carvoeiro a Rua Levi Rodrigues de Almeida encontra-se em precariedade

A falta de infraestrutura em diversos bairros ainda é um problema constante em Mauá. Em muitos bairros, a falta de investimentos e obras de manutenção gera situações recorrentes que incomodam os cidadãos. E um dos lugares que vive um caso como esse é a viela Mono Carvoeiro, no Jardim Zaíra VI.

Morador a 26 anos do bairro, o pedreiro Damião Souza, de 45 anos, relata que ao longo dessas mais de duas décadas e meia em que reside na região, poucas foram às vezes em que serviços dos órgãos públicos foram realizados na viela, onde ele e outras dezenas de famílias vivem. Uma das conquistas listadas por ele em todo esse tempo foi a instalação de iluminação pública na via, por meio do programa “Luz Para Todos” a pouco mais de 12 anos.

Já os problemas de infraestrutura no local, ele diz, são muitos. Um deles refere-se a mobilidade urbana. Segundo Souza, a pavimentação da viela, feita de concreto, foi providenciada pelos moradores locais. Porém, a passagem é bastante irregular e possui muitas ondulações, o que dificulta a caminhada especialmente de pessoas mais idosas ou que possuem limitações de locomoção. Em dias chuvosos, como foi a manhã da última segunda-feira (19), quando a reportagem do Jornal Opinião Pública esteve no local, o perigo de acidentes aumenta consideravelmente, com o escorrimento de água.

“Já vi várias quedas de pessoas nessa viela, crianças, adultos, pessoas de idade mais avançada, por conta da falta de melhorias. Em frente a minha casa, que é uma descida, em época de chuvas as pessoas sofrem acidentes com essa situação”, relatou.

Outra preocupação dos moradores locais é uma escada que liga a viela Mono Carvoeiro à Rua Levi Rodrigues de Almeida, e que também está em situação precária. Além dos degraus possuírem irregularidades em seus tamanhos, alguns deles estão completamente deteriorados, fato que aumenta o risco de acidentes graves neste ponto, principalmente em dias chuvosos e no período noturno.

As reclamações do morador também chegam a áreas como o abastecimento de água e a coleta de esgoto. No primeiro caso, o pedreiro cita que os moradores locais sofreram por muito tempo com o abastecimento inconstante. No entanto, o problema diminuiu bastante nos últimos meses. Já em relação ao esgoto, ele confirma que existe uma rede coletora passando pela via, mas aponta que em algumas situações ainda haveria situações de vazamentos das ligações em algumas residências.

Revelando-se cansado da falta de respaldo da administração pública, Damião Souza conta que procurou a Prefeitura de Mauá no ano passado em três oportunidades e que, junto dos vizinhos, produziu um abaixo-assinado para cobrar providências dos órgãos responsáveis quanto a realização dos serviços necessários no local. Ele alega ainda ter conversado com secretários e com o ex-prefeito, Atila Jacomussi (PSB). Contudo, nada foi feito, além de promessas de reuniões e de visitas à região.

“No ano passado (2020) eu fui três vezes. Mandei um abaixo-assinado, fui até lá, o pessoal ficou de marcar uma reunião para vir até o local e nunca compareceu ninguém”, disse o pedreiro, acrescentando que as tentativas de agendamento de reuniões eram feitas com secretárias, sempre para “a semana que vem”. “Na próxima semana faz um ano (que esteve na Prefeitura) e essa semana que vem nunca chegou”, afirma.

Por fim, o pedreiro faz um apelo aos órgãos públicos. “O que precisamos é sermos vistos, ter alguém que chegue a olhar pela gente. ‘Ah, mas a situação de vocês é difícil porque não passa máquina’. Mas até o momento que alguém se interesse, realmente não vai passar uma máquina para fazer uma melhoria”, desabafa. “Esperamos que eles viessem fazer, pelo menos, o mínimo, que seria fazer uma manutenção”, finaliza.

Procurada, a atual administração da Prefeitura de Mauá informou que irá apurar o caso. Já a BRK Ambiental enviou uma nota ao Jornal Opinião Pública pontuando que esteve na viela Mono Carvoeiro nesta terça-feira (20) para vistoriar as residências locais e constatou a existência de problemas relacionados a drenagem de águas pluviais. Leia ao lado o comunicado na íntegra. 

Nota BRK Ambiental 

“A BRK Ambiental esclarece que uma equipe técnica da concessionária realizou uma vistoria em imóveis localizados na viela Mono Carvoeiro, no Jardim Zaíra, nesta terça-feira, dia 20. Durante a visita, registrada por meio da Ordem de Serviço nº. 2021016682 foi identificado que a rede de esgoto está funcionando normalmente no local. 

A equipe verificou, porém, um possível problema no sistema de coleta de águas pluviais. Devido ausência do sistema de drenagem no local, a água fica represada na viela no período de grande volume de chuvas. 

Em consulta ao sistema comercial, técnicos da concessionária identificaram que no dia 26/03/2021 uma equipe operacional esteve no local, ação registrada por meio da Ordem de Serviço nº. 2021004543, para verificar uma solicitação de vazamento de esgotos. Porém, durante a vistoria a equipe identificou que se tratava de vazamento de água, portanto o cliente foi orientado sobre o escopo de atuação da BRK Ambiental. 

É importante ressaltar que a BRK Ambiental é responsável pela prestação dos Serviços Públicos de Esgotamento Sanitário do Município de Mauá, o que não inclui a realização das atividades relacionadas a manutenções nas redes de abastecimento de água e sistema de drenagem, os serviços não fazem parte do Sistema Público de Esgotamento operado pela concessionária. 

Periodicamente, a BRK Ambiental realiza vistorias preventivas nas redes coletoras de esgoto da cidade de Mauá. No trabalho, são identificados e corrigidos os pontos comprometidos, assim como lançamentos irregulares de água de chuva na rede, que podem obstruir e colocar em risco a qualidade ambiental da cidade. 

Atendimento 24h 

Para auxiliar a população, a BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, são feitas ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.

Para estas situações a concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas: 

- via call center (0800-771-0001);

- site www.brkambiental.com.br/maua;

- whatsapp (11) 99988-0001

- Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS”.