Instituto Butantan recebe matéria-prima para produção de novas doses da Coronavac

Por Portal Opinião Pública 22/04/2021 - 10:46 hs
Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação
Instituto Butantan recebe matéria-prima para produção de novas doses da Coronavac
Insumos para a fabricação de mais doses da Coronavac chegaram a São Paulo na segunda-feira

Chegou a São Paulo, nesta segunda-feira (19), um lote com mais de três mil litros do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), matéria-prima essencial para a produção da Coronavac. O desembarque da carga aconteceu por volta das 6h no Aeroporto Internacional de Guarulhos e foi acompanhado pelo governador João Doria (PSDB), pelo Secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, e pelo presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. A expectativa é de que os insumos sejam suficientes para a produção de cinco milhões de doses do imunizante.

O lote do IFA foi enviado pela biofarmacêutica Sinovac, parceira internacional do Butantan no desenvolvimento da vacina, e chegou em um voo fretado da companhia aérea Turkish Airlines. A carga saiu de Pequim na sexta (16), fez escala em Istambul e em Dakar, até chegar a São Paulo.

Inicialmente, a previsão era de que a matéria-prima chegasse ao país no fim de março e em uma quantidade maior: seis mil litros. Contudo, foi possível o envio, em um primeiro momento, de apenas metade da carga. Segundo o portal G1, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o lote precisou ser dividido devido a “burocracias nos trâmites de exportação”.

“Estamos recebendo mais três mil litros dos insumos da vacina do Butantan que vieram de Pequim, na China, que serão transformados em cinco milhões de doses da vacina. Com isso vamos chegar a 46,4 milhões de doses da vacina”, disse João Doria.

Após chegar ao Brasil, a matéria-prima da Coronavac passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e por um processo de controle de qualidade antes de serem disponibilizadas para a população por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde.

Em março o Butantan recebeu uma remessa de 8,2 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), correspondente a cerca de 14 milhões de doses. Outros 11 mil litros de insumos chegaram ao país em fevereiro. No final de 2020 o Butantan já havia recebido IFA que rendeu 3,8 milhões de vacinas.

Também nesta segunda-feira (19), o governo de São Paulo confirmou a liberação de mais 700 mil doses da Coronavac ao PNI, totalizando 41,4 milhões de doses. De acordo com o primeiro contrato celebrado entre o Instituto Butantan e o Ministério da Saúde, 46 milhões de doses da vacina deveriam ser entregues ao PNI até o dia 30 de abril. A entidade ainda tem como meta entregar outras 54 milhões de doses do imunizante até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades.