Governo Federal confirma que Censo 2021 não será realizado

Por Portal Opinião Pública 23/04/2021 - 15:39 hs
Foto: Reprodução / FAEPE

Após a aprovação, com vetos, do Orçamento 2021 nesta quinta-feira (22), o Governo Federal confirmou que o Censo 2021 não será realizado. A confirmação foi feita pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, nesta sexta (23). Segundo ele, não há previsão orçamentária para a realização da pesquisa. 

A não realização do Censo 2021 já era algo esperado, uma vez que os recursos que seriam destinados à pesquisa neste ano foram reduzidos de forma drástica no Orçamento Federal. Em sua tramitação, no Congresso Nacional, foi estipulado o valor de R$ 71 milhões para a condução do levantamento, valor muito inferior aos R$ 2 bilhões referentes à proposta original do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O próprio IBGE, inclusive, já havia comunicado, em março, que o corte nas verbas inviabilizaria a realização da pesquisa, que por lei, deve ser feita a cada dez anos. O último Censo brasileiro aconteceu em 2010 e, originalmente, deveria ter sido realizado no ano passado para cumprir a legislação. Porém, o levantamento foi adiado por conta da pandemia de Covid-19. 

Em abril, o IBGE também já havia confirmado a suspensão dos concursos para a contratação de recenseadores.