No Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, especialista alerta sobre riscos e cuidados

Por Portal Opinião Pública 26/04/2021 - 12:38 hs
Foto: Freepik

A hipertensão arterial é um mal silencioso que atinge cerca de 35% da população brasileira e 50% dos hipertensos nem imaginam que têm o problema. No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril), o cardiologista Dionisio Yaya Chumpitaz, da Santa Casa de Mauá, alerta que a data visa conscientizar sobre a prevenção e controle dos índices de hipertensão. De acordo com o Ministério da Saúde, os problemas cardiovasculares são responsáveis por cerca de 300 mil mortes por ano no Brasil.

A pressão alta, como também é conhecida a hipertensão, não escolhe idade ou gênero, causa o estreitamento das artérias e faz com que o coração exerça mais força para bombear o sangue, um processo que o dilata e também danifica as artérias, causando ataques cardíacos, derrames cerebrais (AVC), infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração e arritmia cardíaca. 

De acordo com o especialista, uma pressão ideal, considerada normal é 120 por 80 ou 12 por 8 e  os pacientes considerados hipertensos apresentam pressão igual ou maior que 140 por 90 ou 14 por 9. “Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante medir regularmente a pressão arterial”, explica.

Fatores como obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, estresse e hábitos alimentares inadequados são os principais fatores de risco que favorecem o aumento da pressão arterial. Já o tratamento deve ser feito basicamente por meio da correção de hábitos alimentares e prática de exercícios físicos. Em alguns casos, é necessário que o paciente faça uso de medicamentos antidepressivos.

Para prevenir ou controlar a pressão arterial, a recomendação é usar o mínimo de sal no preparo dos alimentos e optar por temperos naturais, além de evitar alimentos embutidos como salsicha, salame, presunto, linguiça e hambúrguer, molhos, carnes salgadas e defumadas, alimentos gordurosos, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar. Adotar um estilo de vida saudável também pode ajudar na prevenção, consumir diariamente frutas, legumes e hortaliças, praticar atividade física regularmente com orientação de um profissional, dormir bem e evitar situações de estresse.