CPTM lança nova operação que liga Rio Grande da Serra a Jundiaí

Por Portal Opinião Pública 06/05/2021 - 11:10 hs
Foto: Divulgação / CPTM

Está funcionando, desde esta terça-feira (4), o Serviço 710 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A operação é uma junção das linhas 7 – Rubi e 10 – Turquesa, e permite a realização de viagens ininterruptas de trem entre as estações Rio Grande da Serra e Jundiaí, passando por Ribeirão Pires, Mauá, Santo André, e São Caetano do Sul. O novo sistema funcionará durante a operação comercial (4h à meia-noite), todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.

A retomada da operação atende a uma demanda antiga do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que via essa opção como uma forma de otimizar o transporte público na região. Com isso, o destino final das duas linhas deixará de ser a Estação Brás, como vinha ocorrendo desde 2011. Ao todo, 31 estações serão atendidas pelos trens da CPTM neste percurso. A estimativa é de que a viagem entre as duas pontas da linha seja realizada em aproximadamente 2 horas e 8 minutos.

Segundo informações da CPTM, serão disponibilizados mais trens entre as estações Francisco Morato, na Linha 7, e Mauá, na Linha 10, nos horários considerados de pico, pela manhã e no final da tarde, uma vez que a demanda de passageiros é maior neste trecho. Ainda de acordo com a companhia, o intervalo médio entre as composições será de seis minutos. Já nas pontas, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra, o intervalo médio será de 12 minutos.

Apesar da nova operação, o Expresso Linha 10, que faz a ligação entre as estações Santo André e Tamanduateí, com parada apenas em São Caetano, será mantido e seguirá funcionando normalmente nos horários já estabelecidos.

“Os passageiros da Linha 10-Turquesa possuem uma demanda antiga para que a linha chegue às Estações Luz e Barra Funda, e o Serviço 710 irá atender esse pedido tão justo e importante. Além disso, os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da Estação Tamanduateí, e poderão acessar o ABC sem necessidade de transferência entre trens”, disse o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

“O novo serviço da CPTM representa um ganho significativo para a Mobilidade Urbana de todo o Grande ABC. A partir de agora, os moradores que utilizam o trem passam a ter acesso direto a mais duas linhas do Metrô, a 1-Azul e 4-Amarela, na Estação da Luz, e também ao terminal intermodal da Barra Funda e às estações da  Linha 7-Rubi”, afirmou o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB). 

Histórico 

A medida é uma demanda antiga do Consórcio Intermunicipal Grande ABC na tentativa de otimizar o transporte público na região. A Linha 10-Turquesa ligava o ABC à Luz até agosto de 2011, quando o Governo do Estado inaugurou novas estações da Linha 4-Amarela do Metrô. A partir de então, a CPTM interditou o trecho Brás-Luz do trem, sob a justificativa de que o ramal seria reformado, e, em alguns meses, entregue novamente à população. A retirada da estação Luz do trajeto, no entanto, tornou-se definitiva em dezembro do mesmo ano.

Desde a mudança, a estação Brás passou a ser a parada final para os passageiros vindos do ABC, que passaram a precisar realizar novas baldeações para chegarem à Luz. Em fevereiro de 2012, o Consórcio ABC realizou uma audiência pública com representantes da CPTM para solicitar a volta do ponto final da Linha 10-Turquesa na estação da Luz. O colegiado de prefeitos promoveu a iniciativa atendendo a demandas de usuários que se sentiram prejudicados com a mudança.

Na audiência, a companhia estadual justificou ao Consórcio ABC e à população da região que a mudança tinha como objetivo proporcionar mais conforto aos passageiros na Luz, que contava com um fluxo diário de 500 mil pessoas na época e teve seu movimento aumentado com a inauguração da Linha 4.

Em 2013, o então secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou ao Consórcio ABC que a Linha 10 poderia voltar a operar até a Luz quando fosse inaugurado o Expresso ABC.

O serviço passou a operar em novembro de 2016, de segunda a sexta-feira, nos horários considerados de pico, entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Tamanduateí, com parada única na estação São Caetano. A retomada, no entanto, não foi efetivada a partir da ocasião.

Em 2019, a CPTM anunciou que estava em estudo o retorno da estação da Luz, na capital, no trajeto dos trens da linha 10-Turquesa. Dois anos depois, a medida será viabilizada com a prestação do Serviço 710.