Mauá inicia vacinação a grupos com comorbidades e deficiências

Por Portal Opinião Pública 10/05/2021 - 12:46 hs
Foto: Divulgação

Nova etapa segue critérios estabelecidos pelo governos federal e estadual 

Prestes a atingir a marca de 100 mil vacinas aplicadas, Mauá inicia nova etapa da campanha de imunização contra a Covid-19. A partir desta segunda-feira (10), começam a ser vacinadas com a primeira dose pessoas com Síndrome de Down e transplantadas em uso de imunossupressor com idades entre 18 e 59 anos, além de pacientes em terapia renal substitutiva-diálise entre 55 e 59 anos. 

Já na terça-feira (11) será iniciada a imunização a pessoas portadoras de deficiência de 55 a 59 anos, além de gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz em até 45 dias) com comorbidades com idades entre 18 e 59 anos. 

A comprovação do atendimento aos critérios da vacinação pode ser feita por receituário ou relatório médico com até um ano de validade, descrevendo a comorbidade ou firmando a gestação ou deficiência. 

No caso de portadores de deficiência é necessário que a pessoa comprove o recebimento do BPC (Benefício de Prestação Continuada) da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social). No caso de pacientes em acompanhamento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) poderá ser analisado o próprio registro da unidade para a liberação das doses. 

Esses novos grupos prioritários seguem os critérios estabelecidos pelos governos federal (Ministério da Saúde) e estadual (Secretaria da Saúde). 

A imunização a esses grupos será realizada das 9h às 16h nas 23 UBSs do município, sendo que 12 delas vão operar no sistema drive-thru (confira abaixo). 

Somente podem ser imunizadas as pessoas que comprovem residência no município, apresentem CPF e tenham feito o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. A inscrição agiliza e facilita o atendimento.     

Com o lançamento da campanha 'Mauá na luta contra a fome', qualquer pessoa pode fazer a doação de um alimento não-perecível da cesta básica. Se puder, faça a doação após ser vacinado. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.  

A Prefeitura de Mauá reforça o pedido às pessoas ficarem em casa na medida do possível. Caso realmente precisem sair, cuidem-se. Usem corretamente a máscara, mantenham a higiene das mãos e o distanciamento social. Evitem aglomerações.   

Locais de vacinação:

UBS Vila Assis 

UBS Parque São Vicente *

UBS Jardim Primavera *  

UBS Jardim Guapituba *

UBS Vila Magini *

UBS Jardim Sonia Maria *

UBS Jardim Paranavaí *

UBS Jardim Oratório *

UBS Jardim Zaíra 1 *

UBS Zaíra 2

UBS Zaíra 3

UBS Macuco *

UBS Flórida *

UBS Vila São João 

UBS Feital *

UBS Jardim Santista *

UBS Jardim Itapark

UBS Parque das Américas

UBS Jardim Santa Lídia

UBS Jardim Kennedy

UBS Jardim Mauá

UBS Capuava

UBS Vila Carlina  

* Unidades onde há também a opção do sistema drive-thru de vacinação.