Vacinação contra Covid-19 para população entre 55 a 59 anos e educadores de 18 a 46 anos começa em julho

Por Portal Opinião Pública 20/05/2021 - 10:24 hs
Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação
Vacinação contra Covid-19 para população entre 55 a 59 anos e educadores de 18 a 46 anos começa em julho
De acordo com o governo de São Paulo, estima-se que 1,7 milhão de pessoas serão vacinadas

O governo do estado de São Paulo anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (19), que a vacinação de pessoas de 55 a 59 anos e dos profissionais da educação de 18 a 46 anos contra a Covid-19 será iniciada a partir do dia 1º de julho. Entretanto, a aplicação das doses dependerá da disponibilidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados.

Em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria (PSDB) explicou que a vacinação dos dois grupos será dividida em duas fases. Em um primeiro momento, entre os dias 1º e 20 de julho, a aplicação das doses será voltada a população de 55 a 59 anos. Já na segunda fase, entre os dias 21 e 31 de julho, a imunização será destinada aos profissionais da educação de 18 a 46 anos, preparando-os para a retomada das atividades presenciais em sala de aula no segundo semestre. De acordo com os dados do estado, 1,7 milhão de pessoas deverão receber a primeira dose do imunizante em todo o Estado.

“O Estado de São Paulo é o primeiro estado a vacinar professores e profissionais da educação. Vacinar os profissionais de 18 a 46 anos em julho nos garante que teremos um segundo semestre muito melhor”, disse o secretário da Educação, Rossieli Soares.

Contudo, a coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula, ressaltou que o cronograma apresentado nesta quarta-feira só poderá ser seguido caso o Ministério da Saúde cumpra com o calendário vacinal e entregue as doses ao estado para o prosseguimento do PEI (Plano Estadual de Imunização). “Precisamos de ritmo de vacinação e esse ritmo de vacinação depende da compra de mais vacinas e da chegada de mais vacinas”, afirmou. 

Vacinação de pessoas com deficiência e comorbidades deve ser concluída em junho 

Já a vacinação de pessoas com comorbidades e com deficiência entre 18 e 59 anos de idade deverá ser concluída até o final do mês de junho, segundo o governo paulista.

De acordo com a gestão estadual, a partir desta sexta-feira (21), serão vacinadas pessoas com comorbidades e com deficiência permanente (BPC) entre 45 e 49 anos. Uma semana depois, no dia 28 de maio, começarão a ser imunizadas as pessoas do mesmo grupo que tenham de 40 a 44 anos.

Por fim, as pessoas com comorbidades e deficiência entre 18 e 39 anos, deverão receber a primeira dose da vacina em junho. O calendário com a data de início de vacinação para cada grupo destas faixas etárias será divulgado nos próximos dias, levando em consideração as entregas de vacinas do Ministério da Saúde. A aplicação das doses para essa parcela da população iniciou-se no último dia 12.

Pelo PNI (Plano Nacional de Imunizações), serão vacinadas as pessoas com comorbidades de 40 a 59 anos com as seguintes doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronarianas; valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; e próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

Ainda para as pessoas com comorbidades de 40 a 59 anos, são enquadradas com doenças crônicas: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática; e HIV.

A Secretaria de Estado da Saúde aguarda ainda a sinalização do Ministério da Saúde para vacinar todas as gestantes sem comorbidades, segundo Regiane de Paula.

De acordo com o portal Vacina Já, do governo estadual, até o fechamento desta edição mais de 15,1 milhões de pessoas haviam tomado, pelo menos, a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.