Mauá inicia vacinação contra Covid-19 a grávidas e a puérperas a partir de 18 anos

Por Portal Opinião Pública 08/06/2021 - 09:55 hs
Foto: Freepik

Cidade também imunizará grupo de 18 a 24 anos com comorbidades ou deficiência permanente

Nesta terça-feira (8), Mauá passa a vacinar com a primeira dose do imunizante contra o coronavírus as gestantes e as puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) sem comorbidades a partir de 18 anos.

Este novo grupo prioritário será vacinado exclusivamente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Primavera, Magini, Zaíra 2, Flórida e São João, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira – não haverá ponto de drive-thru.

Para obter o imunizante, as gestantes precisam apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal com laudo médico da indicação da vacina. As mulheres que tiveram parto recentemente necessitam levar a declaração de nascimento da criança. O CPF e o comprovante de residência também são obrigatórios.

Também nesta terça-feira, pessoas com comorbidades (confira o link https://tinyurl.com/tabela-comorbidades) e deficiência permanente (BPC) entre 18 e 24 anos começam a ser imunizadas com a primeira dose contra a Covid-19.

Para estes casos é preciso se cadastrar no site vacinaja.sp.gov.br antes de ser imunizado. É necessário ainda apresentar no dia da vacinação CPF, Cartão SUS, comprovante de endereço (somente moradores de Mauá podem ser vacinados), original e cópia (que ficará retida no local) do receituário ou relatório médico, com até um ano de validade, com a descrição da comorbidade ou deficiência.

No caso de pessoas com deficiência é fundamental a comprovação do recebimento do BPC (Benefício de Prestação Continuada) da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social). Em relação a pacientes em acompanhamento nas UBSs poderá ser analisado o próprio registro da unidade para a liberação das doses.

Para esse público, a vacinação será realizada nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de segunda a sexta, das 9h às 16h - com exceções das unidades Magini, Flórida e Zaíra 2, cujo horário será estendido até as 20h apenas nesta terça, primeiro dia de vacinação.

O único local a funcionar no sistema drive-thru é o Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, das 9h às 12h, com entrada pela Rua Vitorino Dell’Antonia, no estacionamento da Prefeitura.

 A campanha 'Mauá na luta contra a fome' arrecada alimentos não-perecíveis da cesta básica. Se puder, faça a doação após ser vacinado. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.