Mauá adota xepa da vacina para evitar desperdício e imunizar mais pessoas

Por Portal Opinião Pública 21/06/2021 - 11:16 hs
Foto: Divulgação

Usuário precisa se cadastrar na UBS perto de sua casa para receber a dose

Desde março deste ano, quando passou a imunizar as pessoas com 75 anos, Mauá adotou o sistema popularmente conhecido como 'xepa da vacina'. A aplicação das primeiras doses remanescentes ao fim do dia nos postos de saúde evita o desperdício após a abertura dos frascos, pois os imunizantes têm validades diferentes e não podem ser desprezadas, além de beneficiar pessoas que estão aguardando o início da vacinação do grupo ao qual pertencem.

Para ser vacinado na repescagem, o munícipe precisa fazer a inscrição na UBS mais próxima de casa. O pré-cadastro no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) também é fundamental, pois facilita e agiliza o atendimento. No local da aplicação das doses é necessário apresentar documento de identidade com foto (RG ou CNH) e comprovante de residência.

Se sobrar alguma dose ao fim do dia, o indivíduo com o nome na lista de espera é chamado por telefone. Atualmente, recebem o imunizante as pessoas com idade abaixo a do grupo que está sendo vacinado na cidade.

Não é possível saber antes qual imunizante será aplicado na unidade de saúde durante a 'xepa'. As vacinas disponíveis têm prazos de validade diferentes. Todas, no entanto, têm eficácia comprovada contra o coronavírus. O fundamental é garantir a imunização e não esquecer de tomar a segunda dose conforme o estipulado no comprovante de vacinação.