Wanessa Bomfim comemora chegada do programa “Meu Bairro Limpo” ao Parque São Vicente e destaca sua importância para a cidade

Por Portal Opinião Pública 24/06/2021 - 10:00 hs
Foto: Divulgação
Wanessa Bomfim comemora chegada do programa “Meu Bairro Limpo” ao Parque São Vicente e destaca sua importância para a cidade
Wanessa Bomfim conversa com morador do Pq. São Vicente sobre demandas do bairro

A assessora de relações institucionais do gabinete do prefeito de Mauá, Wanessa Bomfim, comemorou a chegada do programa “Meu Bairro Limpo” ao Parque São Vicente. O pontapé inicial dos trabalhos aconteceu na Avenida Armando Sales de Oliveira. No início do mês, Wanessa já havia percorrido algumas ruas do bairro e conversado com os moradores locais sobre suas demandas. Entre os principais pedidos dos munícipes estava a realização de serviços de zeladoria.

Segundo Wanessa, as reivindicações dos moradores já eram antigas e envolviam pedidos de diversas ordens, como roçagem e capinação de guias e praças, limpeza de bocas de lobo, serviços de tapa buraco nas vias, troca de lâmpadas de iluminação, entre outras medidas. De acordo com a assessora, muitos desses problemas vinham interferindo negativamente no cotidiano dos moradores ao longo dos últimos anos.

“O que os moradores do Parque São Vicente me relatavam é que muitos desses problemas são recorrentes, de anos anteriores. Por isso a cobrança para a realização destes serviços vinha sendo bastante intensa”, declarou.

A chegada da ação ao bairro, entretanto, fez com que Wanessa destacasse as melhorias que o bairro terá a partir de agora. “Mas agora, entendo que a vinda do programa ‘Meu Bairro Limpo’ ao Parque São Vicente será fundamental para solucionar praticamente todas as demandas dos munícipes”, pontuou a advogada, que também elogiou o comprometimento do prefeito Marcelo Oliveira (PT) e a agilidade com que os serviços têm sido realizados para cumprir seu cronograma. “Já havia conversado com o prefeito Marcelo e exposto a necessidade da realização destes serviços no Parque São Vicente. Por isso estou muito feliz com a chegada do programa até lá e a forma séria que esta gestão tem tratado tais demandas”, disse.

Além disso, Wanessa ressaltou ainda que iniciativas como essa são importantes para beneficiar os cidadãos, especialmente em bairros que já sofrem há anos com problemas semelhantes. Desde seu lançamento o programa já atendeu ao Jardim Paranavaí, a Vila Nova Mauá e o Jardim Alto da Boa Vista. Segundo a gestão municipal, em duas semanas de trabalho foram recolhidos mais de 127 mil quilos de materiais inservíveis, o que inclui entulhos, móveis descartados, bagulhos e podas de árvores.

“Sei que a atual gestão possui um cronograma para este programa e que ele vem sendo respeitado à risca. E isso é importantíssimo para toda a cidade. É uma forma de levar mais dignidade aos mauaenses”, opinou.

Presente na abertura dos trabalhos, o prefeito Marcelo Oliveira também destacou a chegada do programa ao Parque São Vicente e agradeceu ao empenho das secretarias que participam da ação. “Tem sido muito gratificante mostrar à população que o nosso trabalho está sendo feito com muita vontade e determinação para cuidar da nossa cidade e, especialmente, da nossa população. Agradeço às equipes das secretarias e autarquias envolvidas, que se dedicam integralmente em fazer o melhor por nossa cidade”, afirmou.

De acordo com a Prefeitura de Mauá, o programa “Meu Bairro Limpo” envolve as secretarias de Serviços Urbanos, Mobilidade Urbana, Planejamento Urbano, Verde e Meio Ambiente as autarquias municipais SAMA e SABESP, além do Consórcio Mauá Luz, e leva aos bairros da cidade serviços como coleta seletiva, roçagem e capinação, poda de árvores, tapa buracos, pintura de guias, sinalização viária, manutenção e limpeza de bocas de lobo, troca de iluminação de lâmpadas queimadas, manutenção das redes de água e esgoto, manutenção na sinalização viária. 

Trabalhos anteriores 

Essa não é a primeira vez que Wanessa Bomfim discute melhorias para o Parque São Vicente. Ao longo dos últimos anos, ela vinha cobrando, sistematicamente, ações que trouxessem benefícios à população do bairro.

Uma das iniciativas apoiadas pela advogada foi a não implantação dos estacionamentos rotativos, conhecidos como Zona Azul, no bairro, o que segundo ela atrapalharia o comércio local. Mais recentemente, outra solicitação de Wanessa foi pela disponibilização de efetivos da Guarda Civil Metropolitana para a realização de rondas no bairro. Nesta semana, ela conversou com a subcomandante da GCM mauaense, Solange Montesanti, que confirmou o aumento do patrulhamento nas ruas do Parque São Vicente, com rondas da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas) ao longo do dia e o funcionamento 24h da base comunitária do bairro.

Também neste ano, Wanessa esteve no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, para confirmar a presença da cidade no programa “Parcerias Municipais”, que tem como meta alavancar a qualidade de vida da população investindo em políticas públicas para reduzir as desigualdades. Segundo ela, secretarias como a da Educação, da Saúde, de Segurança Pública e de Promoção Social estiveram na linha de frente para a adesão ao programa, que beneficiará diversas áreas.