Pessoas em situação de rua começam a ser vacinadas em Mauá

Por Portal Opinião Pública 01/07/2021 - 10:00 hs
Foto: PMM-Divulgação
Pessoas em situação de rua começam a ser vacinadas em Mauá
Vacinados comemoraram a chegada da campanha às pessoas em situação de rua

Imunização contra a Covid também chega aos assistentes sociais da Prefeitura, que trabalham com a abordagem nas ruas 

Na última quinta-feira (24), foi iniciada em Mauá a vacinação de pessoas em situação de rua contra a Covid-19. A campanha faz parte de uma parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde e envolveu as equipes do Consultório de Rua e do Centro Pop, que realizaram a busca ativa de todos aqueles que têm acima de 18 anos, cadastrados ou não nos serviços de atendimento.

De acordo com dados do Paço Municipal, divulgados nesta terça-feira (29), até o momento já foram imunizadas 86 pessoas que vivem nas ruas da cidade. E além dos munícipes em situação de rua, a iniciativa também tem contemplado durante essa etapa de vacinação, os funcionários da Assistência Social da Prefeitura que tenham 40 anos ou mais e que atuam nas abordagens a essa população.

Morando nas ruas de Mauá há oito meses – desde que perdeu o emprego, ficou sem condições de pagar o aluguel e viu o casamento chegar ao fim, o pedreiro José Roberto Ivo, de 55 anos, comemorou o fato de que a campanha tenha chegado a ele e às pessoas que se encontram em uma situação semelhante a sua.

“É muito bom saber que tem tanta gente querendo nos ajudar. A pandemia atrapalhou os planos de muita gente. Comigo não foi diferente”, comentou Ivo, que ainda garantiu que manterá os cuidados sanitários após receber a vacina. “Vou continuar usando máscara e sempre lavando as mãos”, contou.

Já no caso de Salém Oliveira, de 31 anos, o agradecimento foi para a equipe do Centro Pop, que segundo ela lhe acolheu muito bem. O local foi reaberto na última semana e oferece abrigo e espaços para que os munícipes possam cuidar de sua higiene e alimentação. Além disso, o Centro Pop também possui uma equipe multidisciplinar para a assistência desta parcela da população.

“Receber essa vacina tão importante, e neste local, é a coisa mais especial do mundo para mim. O pessoal daqui nos ajuda demais. Não sei o que seria das nossas vidas sem eles”, contou.