Horário de funcionamento das atividades econômicas será ampliado das 21h para as 23h a partir desta sexta

Por Portal Opinião Pública 08/07/2021 - 10:07 hs
Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação
Horário de funcionamento das atividades econômicas será ampliado das 21h para as 23h a partir desta sexta
Com diminuição no número de casos de Covid-19 no estado, governo decidiu autorizar a ampliação

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (7), que o horário de funcionamento de comércios e serviços não essenciais será ampliado das 21h para as 23h a partir desta sexta-feira (9). Segundo o tucano, a decisão se deve ao avanço da vacinação contra a Covid-19 no estado e a melhora dos índices de saúde em todas as regiões. Além disso, a capacidade de público presencial nestes estabelecimentos também aumentará, passando de 40% para até 60%. As medidas são válidas até o dia 31 de julho, quando está prevista para ser encerrada a fase de transição em São Paulo, e estão amparadas por recomendação do Centro de Contingência, com base nos dados de evolução da pandemia.

“Com mais vacinas para toda a população e a queda constante dos índices da pandemia, caminhamos passo a passo, de uma maneira gradual e segura, para a volta plena do funcionamento da economia em São Paulo”, declarou Doria.

De acordo com os indicadores de Secretaria da Saúde, as estatísticas em torno do total de novos casos, internações e mortes provocadas pelo coronavírus, estão em queda em São Paulo nas últimas semanas. Além disso, o estado tem registrado redução diária de internações em leitos de enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). No interior do estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 está em 69%. Na Grande São Paulo, esse número é de 64%, e na Baixada Santista, 44%. Em uma semana houve redução nos três índices em todo o estado: 20,6% no número de casos, 11,4% nas internações e 10,6% nos óbitos.

“Podemos dar o próximo passo de retomada segura e responsável no nosso estado. É possível fazer sim boa gestão pelas vidas e pelos empregos”, reforçou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

A última atualização do Plano SP previa a manutenção da fase de transição até 15 de julho, entretanto, com a nova prorrogação, as normas vão vigorar até 31 de julho, mas poderão ser revistas a qualquer momento conforme a tendência de novos casos, internações e mortes por Covid-19.

As normas que entram em vigor na sexta valem para estabelecimentos comerciais em geral, incluindo shopping centers e galerias, onde o acesso de clientes pode ser feito até as 22h, com encerramento das atividades às 23h. O mesmo expediente deve ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. Todos devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP.

Permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.

Já o toque de recolher continua nas 645 cidades do Estado, com horário entre 23h e 5h a partir de sexta. A recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e o escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores dos setores de comércio, serviços e indústrias estão mantidos. 

Novas doses de vacina 

Além das novas medidas para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais de serviços não essenciais, o governador de São Paulo também confirmou que o estado receberá mais quatro milhões de doses prontas da vacina Coronavac. O lote extra começou a ser entregue nesta quarta, com a chegada de 2,7 milhões de doses no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A expectativa é de que as novas doses do imunizante ajudem a agilizar o PEI (Plano Estadual de Imunização).

Segundo Doria, a chegada das vacinas fará com que a campanha possa ser antecipada em São Paulo. Porém, durante o anúncio não foi apresentado um novo calendário. De acordo com o governo, toda população adulta de São Paulo deverá ser imunizada com a primeira dose da vacina até o dia 15 de setembro. “Vamos antecipar o calendário de vacinação em São Paulo sem interferir no contrato do Instituto Butantan com o Brasil”, acrescentou.

A chegada das 4 milhões de doses extras para São Paulo foi viabilizada pela Secretaria de Saúde após acordo entre o Governo do Estado e a biofarmacêutica Sinovac. A segunda remessa com 1,3 milhão de vacinas deve ser entregue no próximo dia 26. As tratativas para a aquisição destas doses extras foram iniciadas em março deste ano.