Prevenção é o melhor remédio

Por Portal Opinião Pública 15/07/2021 - 15:04 hs
Foto: Divulgação

Em meu último texto para essa coluna, falei sobre alguns simples hábitos que nos ajudam a prevenir a gripe, ainda mais durante esse período de inverno – que nas últimas semanas tem sido bastante rigoroso. Porém, a prevenção é uma prática que devemos adotar para nossa saúde como um todo.

Manter hábitos saudáveis é essencial para evitarmos problemas de diversas ordens e simples atitudes ajudam muito a cumprirmos essa proposta.

Uma das grandes aliadas de uma boa saúde é a alimentação saudável. E ela não tem a ver somente com a quantidade de comida que consumimos, mas também com os tipos de alimentos que ingerimos. Se o consumo de vegetais ou frutas é algo recomendado a todos, assim como as proteínas animais que possuam pouco nível de gordura, evitar o consumo de produtos industrializados e de alimentos que tenham muito sal ou açúcar, e evitar a ingestão de carnes muito gordurosas e de bebidas alcoólicas, fazem parte de uma rotina que devemos adotar.

A prática regular de exercícios físicos também é importante para mantermos a boa saúde. Por mais que hoje tenhamos uma rotina bastante atarefada, em que mal temos tempo para nos dedicarmos a coisas mais simples, tirar uns momentos (nem que sejam dez minutos por dia) para fazer uma atividade física já ajuda a manter nosso corpo mais ativo e mais saudável. E isso pode ser feito com uma caminhada, uma corrida de leve ou mesmo com exercícios em casa.

Mas não devemos parar por aí. Cuidar de nossa cabeça também é um hábito que precisamos adotar, ainda mais diante de um cotidiano tão estressante. Separar um tempo para desenvolver uma atividade leve, como ler um livro, ver um filme, estudar um assunto que lhe interessa ou mesmo passar momentos agradáveis próximo às pessoas que ama, ajuda a diminuir o estresse. É como muitos dizem: mente sã, corpo são.

A boa saúde é um dos maiores bens que temos. Portanto, devemos cuidar para que ela sempre se mantenha 100%.

Dr. Jeferson Silva - Fisioterapeuta