Mauá faz mutirão e aplica quase 11 mil doses de vacina contra a Covid-19

Por Portal Opinião Pública 22/07/2021 - 10:20 hs
Foto: PMM-Divulgação
Mauá faz mutirão e aplica quase 11 mil doses de vacina contra a Covid-19
Mutirão deste sábado vacinou mais pessoas em comparação ao "Arraiá da Vacinação"

Quase 11 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Mauá durante o mutirão de vacinação, organizado pela Prefeitura Municipal, no último sábado (17). A ação foi voltada para pessoas que tinham 30 anos ou mais e que ainda não haviam sido imunizadas contra o coronavírus. A ação foi realizada nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade e no drive-thru do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, das 9h às 16h.

Segundo dados da administração municipal, foram aplicadas 10.988 doses de vacinas, número superior ao alcançado durante outra ação realizada pelo município, o 'Arraiá da Vacinação', que aconteceu no dia 26 de junho. Naquela oportunidade, 10.439 pessoas com 40 anos ou mais foram imunizadas no estacionamento da Prefeitura em 12 horas de evento.

Ainda de acordo com os números da prefeitura, divulgados nesta terça-feira (20), 268.997 pessoas já haviam sido vacinadas em Mauá, sendo 207.714 em primeira dose, 49.485 em segunda e 11.798 com a dose única.

Acompanhando a vacinação no estacionamento do poliesportivo, o prefeito Marcelo Oliveira (PT) destacou a importância da adesão popular à campanha. “É muito importante esse avanço da vacinação à população da nossa cidade. Somente assim podemos continuar firmes na luta contra a Covid e vencer esse terrível vírus", disse o prefeito, que ainda agradeceu aos profissionais da saúde que têm se dedicado ao combate à pandemia, e a quem participa da campanha 'Mauá na luta contra a fome', que tem arrecadado alimentos da cesta básica. Os itens angariados são revertidos a famílias em situação de vulnerabilidade social.

"Quero registrar minha gratidão aos profissionais de saúde, que estão desempenhando excelente trabalho neste enfrentamento à Covid, e às pessoas que estão doando alimentos para a campanha 'Mauá na luta contra a fome'. E peço que continuem doando, pois é muito importante para as famílias mais vulneráveis de nossa cidade", acrescentou.

Já os munícipes que foram se imunizar contra a Covid-19 também demonstraram muita animação. Moradores do Parque São Vicente, o contador Raphael Gonçalves de Souza e a esposa, a professora Pamela de Souza, ambos de 32 anos, aguardavam ansiosos a vez de receberem a vacina no drive-thru. “Viemos hoje porque durante a semana não temos tempo. A fila está andando bem rápido. Estávamos esperando havia bastante tempo por esse momento”, comentou ela.

Já o técnico químico Oséias de Freitas, de 32 anos, também residente no Parque São Vicente, mostrou-se bastante feliz por ter chegado a hora de tomar o imunizante. “A gente precisa se prevenir. Conheço muita gente que pegou essa doença e ficou mal”, justificou.

O sentimento de tranquilidade foi compartilhado pela vendedora Mônica Felix, de 33 anos, do Jardim Maria Eneida. “Somente a vacina nos faz sentir mais seguros”, comentou. 

Na fila da UBS Vila Assis, o metalúrgico Eduardo de Oliveira, de 30 anos, do Jardim Anchieta, também estava realizado. “É uma sensação de alívio, com um sentimento de esperança para que as coisas voltem logo ao normal”, explicou.

A campanha de vacinação para as pessoas com 30 anos ou mais continua durante a semana em todas as unidades de saúde do município, e será estendida, a partir desta quinta-feira (22), aos mauaenses que possuem 29 anos de idade. Estima-se que a população da cidade nesta faixa etária seja de mais de 12 mil pessoas. As UBSs funcionam de segunda a sexta, das 9h às 15h30, exceto a unidade da Vila Magini, que fica aberta até as 19h30. Já as UBSs Flórida e Zaíra 2 também atendem no mesmo horário da UBS Magini, mas somente no primeiro dia de abertura da vacinação de cada nova faixa etária.

Para garantir a imunização é obrigatório o cadastro no site vacinaja.sp.gov.br, pois facilita e agiliza o atendimento. Somente serão vacinados moradores no município e que apresentem o comprovante de residência em nome de quem receberá o imunizante, em nome do pai ou da mãe, ou em nome do marido ou da mulher (com cópia da certidão de casamento para comprovar). Todos devem apresentar CPF e documento com foto (CNH ou RG).

Os munícipes que tenham 25 anos ou mais já podem se cadastrar para a xepa da vacina nas UBSs. Para participar é preciso morar em Mauá e apresentar comprovante de endereço no próprio nome, RG e documento com foto (CNH ou CPF) na unidade de saúde mais próxima da residência. Não se trata de agendamento, mas de inscrição para receber o imunizante quando houver sobra de doses. O usuário é avisado por telefone.