“Unidos pela Vacina” consegue intermediar doações para ajudar no combate à Covid-19 no Grande ABC

Por Portal Opinião Pública 22/07/2021 - 11:32 hs
Foto: Divulgação
“Unidos pela Vacina” consegue intermediar doações para ajudar no combate à Covid-19 no Grande ABC
Grupo Mulheres do Brasil marcou presença na ação "Arraiá da Vacinação" e recebeu agradecimentos

O movimento “Unidos pela Vacina”, do grupo Mulheres do Brasil, intermediou uma série de doações de diversas empresas para auxiliar seis das sete cidades que compõem a região do Grande ABC no combate à pandemia de Covid-19. Os itens têm sido encaminhados aos municípios ao longo das últimas semanas e fazem parte dos esforços feitos pelo movimento para melhorar as estruturas municipais para acelerar a vacinação contra o coronavírus.

Segundo a líder do recém-inaugurado núcleo mauaense do Mulheres do Brasil, Adriana Viana, o grupo dialogou, durante os últimos meses, com diversas empresas que se dispuseram a ajudar as cidades com doações de itens dos mais variados. Somente para Mauá, foram conquistadas Câmaras Frias e freezeres doados pela ENEL – responsável pelo fornecimento de energia elétrica no estado de São Paulo, e pela BRK Ambiental (concessionária do serviço de coleta de esgoto na cidade), além de bandagens antissépticas, enviadas pela BRK, e aventais e máscaras mandadas pelo Instituto da Criança e pela NTS - Nova Transportadora Sudeste. Já Rio Grande da Serra, além de receber um novo freezer da ENEL, também ganhou laptops doados pela Kalunga. Entre os demais municípios da região, apenas São Caetano do Sul optou por não pedir doações.

Ainda de acordo com Adriana, as doações foram pensadas não apenas para auxiliar as cidades neste momento, mas também para ajudar todo o sistema de saúde dos municípios daqui em diante. “Procuramos fazer doações perenes. Claro que houve doações de itens descartáveis, como aventais, band-aids, foi uma doação bem legal. Mas isso acaba. Já os freezeres, os computadores, tablets são perenes e vão continuar ajudando a área da saúde”, explicou Adriana, acrescentando, por exemplo, que Mauá só pode receber a vacina da Pfizer por ter a Câmara Fria.

O movimento também esteve representado durante uma das ações de vacinação da Prefeitura de Mauá, o “Arraiá da Vacinação”, realizado no final de junho, e conversou com o prefeito Marcelo Oliveira (PT), que demonstrou muita satisfação com a ajuda do grupo.

Por fim, a líder do núcleo mauaense do Mulheres do Brasil frisou que o grupo já intermediou doações para mais de três mil municípios brasileiros, após realizar um levantamento sobre as necessidades de cada cidade para combater a pandemia. Ao todo, cerca de 4.400 localidades tinham algum tipo de demanda para melhorar sua estrutura de vacinação. 

Inauguração do núcleo mauaense do Mulheres do Brasil 

Em meio a intermediação de doações para a cidade, o grupo Mulheres do Brasil também inaugurou seu núcleo em Mauá, no início deste mês, com uma reunião de portas abertas, realizada no último dia 6. O encontro contou com as participações do Sebrae e da coordenadora estadual do movimento “Unidos Pela Vacina”, Alessandra Segantin.

“Foi uma reunião muito bacana e teve a participação de pessoas de diversos setores da sociedade aqui de Mauá”, disse Adriana Viana, líder do núcleo mauaense, que também é composto pela coordenadora de Comunicação, Marcilene Ferreira, e por Adja Maria e Valdinéia Gomes.

De acordo com o conjunto, o próximo passo é montar os comitês que tratarão dos assuntos relacionados a sociedade. Em um primeiro momento, o grupo mauaense contará com três comitês: políticas públicas, violência contra a mulher e empreendedorismo, que já têm suas líderes definidas. Ao todo, o Mulheres do Brasil possui 23 comitês que abordam diferentes temas.

O núcleo mauaense ressaltou ainda que a ideia não é criar, mas sim dar apoio às mulheres que possuem projetos para cada área abrangida pelos comitês. “Queremos que as mulheres que tenham, por exemplo, projetos voltados para a área do empreendedorismo feminino nos procurem porque nós vamos apoiá-las. Não queremos reinventar a roda. Pegamos projetos que já existem para apoiar, para buscar soluções, informações e para falar com todas as esferas do governo”, encerrou.

As interessadas em entrar em contato com o núcleo mauaense do grupo Mulheres do Brasil podem enviar um e-mail para o endereço maua@grupomulheresdobrasil.org.br ou acompanhar as atividades do grupo por meio de seu site (www.grupomulheresdobrasil.org.br) ou pelas redes sociais, no Facebook (https://www.facebook.com/grupomulheresdobrasilmaua) e no Instagram @grupomulheresdobrasilmaua.