Cobertura vacinal contra a Covid-19 em Mauá ultrapassa as 300 mil doses aplicadas

Por Portal Opinião Pública 05/08/2021 - 10:14 hs
Foto: PMM-Divulgação
Cobertura vacinal contra a Covid-19 em Mauá ultrapassa as 300 mil doses aplicadas
Vacinação contra a Covid-19 em Mauá já imunizou mais de 233 mil mauaenses com a primeira dose

A cidade de Mauá ultrapassou, na última sexta-feira (30), a marca de 300 mil doses aplicadas das vacinas contra a Covid-19 desde o início da campanha de vacinação, em 19 de janeiro. Segundo os últimos dados atualizados pela Prefeitura Municipal, e divulgados no início da noite desta terça-feira (3), 311.367 doses já haviam sido distribuídas no município.

Ao todo, 233.190 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, ao passo que 78.177 mauaenses já estão totalmente imunizados contra o coronavírus, sendo que 65.452 pessoas com a segunda dose dos imunizantes (CoronaVac, Astrazeneca ou Pfizer) e 12.725 com a dose única da vacina da Janssen.

Ainda nesta semana, a campanha de vacinação chegou a duas novas faixas etárias, começando a imunização de pessoas com 24 e 25 anos na terça-feira. A estimativa do Paço é de que o público-alvo destas faixas de idade seja de quase 30 mil munícipes.

A imunização ocorre nas 23 UBSs do município, de segunda a sexta, das 9h às 15h30 - exceto a unidade da Vila Magini, cujo horário é estendido até as 19h30. Nos dias de abertura de novos grupos, as UBSs Flórida e Zaíra 2 atendem no mesmo horário. O Terminal Rodoviário Central é opção para os trabalhadores, de segunda a sexta, das 17h às 20h. Já o drive-thru do Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, com entrada pela Rua Vitorino Dell’Antonia, no estacionamento de funcionários da Prefeitura, funciona apenas no primeiro dia de cada nova faixa etária anunciada para a primeira dose, das 9h às 15h30. É fundamental apresentar o comprovante de vacinação, além de CPF e documento com foto (CNH ou RG) e possuir o pré-cadastro no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br) para agilizar o atendimento.

Os munícipes que tenham 18 anos ou mais também já podem se cadastrar para a xepa da vacina nas UBSs, aplicada quando há sobra de doses de imunizantes nas unidades. Para participar é preciso morar em Mauá e apresentar comprovante de endereço no próprio nome, RG e documento com foto (CNH ou CPF) na unidade de saúde mais próxima da residência. O usuário é avisado por telefone. 

Queda na taxa de ocupação de UTIs 

Além da nova marca alcançada em termos de vacinação em Mauá, a cidade também tem registrado uma queda expressiva na taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Nesta terça-feira (3), segundo informações da administração municipal, apenas 11 das 50 unidades oferecidas pela rede pública para tratamento da doença registram pacientes, o que corresponde a 22% de ocupação, o menor índice deste ano. A título de comparação, a média mensal no município ficou em 80% durante 2021.

De acordo com o Executivo municipal, durante o auge da pandemia, no mês de março, Mauá chegou a ter 93% de seus leitos de UTI ocupados (42 de 45), e bateu a marca de 100% por oito dias. Entretanto, nos últimos meses a tendência tem sido de queda, com uma redução para 54% em junho (27 de 50) e 46% de lotação em julho, até chegar aos índices atuais no início de agosto.

A diminuição na taxa de ocupação também vem ocorrendo nos leitos de enfermaria. Atualmente, 13 dos 40 oferecidos estão com pacientes - cerca de 33%.

No início do ano, devido ao aumento de casos de Covid, foi necessário ampliar a capacidade de atendimento da rede pública, disponibilizando 40 leitos de UTI e 30 de enfermaria no Hospital Nardini e conveniando mais 20 leitos - 10 de UTI e 10 de enfermaria - junto ao Hospital Sagrada Família.