Você sabia...

Por Portal Opinião Pública 10/08/2021 - 10:48 hs

Foto: Site Oficial do Comitê Olímpico Internacional/Divulgação

...que a cidade de Tóquio, sede da 32ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna e da 16ª edição dos Jogos Paralímpicos, receberá os eventos pela segunda vez na história? A capital do Japão já havia sediado a 18ª edição das competições olímpicas e a segunda edição das disputas paralímpicas, em 1964. Na oportunidade, a cidade superou as candidaturas de Detroit (EUA), Viena (Áustria) e Bruxelas (Bélgica). Entretanto, aquela não era a primeira vez que a capital japonesa havia sido escolhida para sediar as Olimpíadas. Vinte e quatro anos antes, em 1940, Tóquio foi selecionada para receber os jogos. Porém, o início da Segunda Guerra Mundial acabou impedindo a realização das competições.

Foto: Júlio Cesar Guimarães - COB/Divulgação

...que pela primeira vez os Jogos Olímpicos e Paralímpicos serão disputados em um ano impar? O motivo para esse acontecimento, como é de conhecimento geral, foi a pandemia de Covid-19, que obrigou os organizadores a postergarem a realização das competições em um ano. Contudo, mesmo sendo disputados em 2021, os eventos seguiram utilizando como marca o ano de 2020, como ocorreu, por exemplo, com a Eurocopa. Além disso, a pandemia também causou outra mudança importante para as disputas em Tóquio. Por precaução, o governo japonês e os organizadores dos eventos concordaram em não liberar a presença de público durante nenhuma das provas ao longo das semanas de competições.

Foto: Site Oficial do Comitê Olímpico - Internacional/Divulgação

...que a cidade de Londres é a única a já ter sediado os Jogos Olímpicos em três oportunidades? Além de ter recebido a 30ª edição das Olimpíadas e a 14ª das Paralímpiadas em 2012, a capital inglesa foi sede dos jogos de 1908 e de 1948, esta última marcando o retorno das disputas após a 2ª Guerra Mundial. Entretanto, essa marca será igualada muito em breve, pois Paris e Los Angeles, cidades que receberam o maior evento esportivo do mundo por duas vezes, já foram escolhidas como sedes dos Jogos de 2024 e 2028, respectivamente. Outras duas cidades que poderão receber as Olimpíadas pela terceira vez em alguns anos são Atenas e a própria Tóquio, que sedia as competições neste ano.

...que nem sempre os Jogos Paralímpicos foram disputados na mesma cidade dos Jogos Olímpicos? Depois de terem suas duas primeiras edições realizadas em Roma (1960) e Tóquio (1964), cidades que recebem os Jogos Olímpicos nos mesmos anos, entre 1968 e 1984, as Paralimpíadas tiveram sedes diferentes das Olimpíadas. Em 1968, o evento ocorreu em Tel-Aviv (Israel). Quatro anos depois, os jogos foram para Heidelberg (Alemanha Ocidental). Em 1976, a sede das disputas foi Toronto (Canadá). A sexta edição das competições foi realizada em Arnhem (Países Baixos), enquanto em 1984, duas cidades sediaram os jogos: Nova York (EUA) e Stoke Mandeville (Reino Unido). Só a partir de Seul (1988) que os dois eventos voltaram a ter a mesma cidade como sede.

...que a americana Trischa Zorn é a paratleta mais vitoriosa da história dos jogos? De acordo com o site oficial do IPC (da sigla em inglês, Comitê Paralímpico Internacional), Zorn ganhou inacreditáveis 46 medalhas ao longo de sete participações em Paralímpiadas, entre os jogos de Arnhem (1980) e Atenas (2004). Entretanto, existe uma controvérsia em relação ao número de medalhas conquistadas pela nadadora que nasceu com aniridia, uma doença ocular congênita que consiste na hipoplasia ou ausência do tecido da íris. Em um artigo de 2018, no site World Para Swimming, entretanto, é creditado à paratleta o estupendo número de 55 medalhas, contando também as conquistas em provas de revezamento, sendo 41 de ouro, nove de prata e cinco de bronze.

...que o americano Michael Phelps é o atleta mais vitorioso da história das Olimpíadas? O nadador ganhou incríveis 28 medalhas, sendo 23 de ouro, três de prata e duas de bronze, entre os jogos de Atenas (2004) e do Rio de Janeiro (2016). Em seu auge, Phelps amealhou oito medalhas de ouro em uma única edição dos jogos, em Pequim (2008), sendo o único atleta a obter tal feito, quebrando uma marca que durava 36 anos, estabelecida por seu compatriota e também nadador Mark Spitz, que venceu sete provas em Munique (1972). A segunda posição no ranking de conquistas é da ginasta soviética Larissa Latynina, que entre os jogos de Melbourne (1956) e Tóquio (1964), conquistou 18 medalhas.

...que a brasileira Miraildes Maciel Mota, a Formiga, é a única atleta da história do futebol feminino a participar de todas as edições dos Jogos desde que a modalidade passou a integrá-los? Mais uma vez convocada para defender a seleção feminina, a meio-campista de 43 anos vai para sua sétima Olimpíada, tendo estreado na equipe brasileira nos Jogos de Atlanta, em 1996, ano em que o futebol feminino estreou no evento. Na época, a jogadora tinha apenas 18 anos. De lá pra cá, ela participou dos Jogos de Sydney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016), obtendo duas medalhas de prata, em Atenas e Pequim.