Editorial - Terceira dose

Por Portal Opinião Pública 19/08/2021 - 11:22 hs
Foto: PMM / Divulgação

O atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, revelou nesta quarta-feira (18) que o governo federal já está se planejando para um possível início da aplicação da terceira dose das vacinas contra a Covid-19. O reforço da imunização, que ainda depende de alguns estudos para ser iniciado, deve seguir um processo semelhante ao do início da vacinação, contemplando assim idosos e profissionais da saúde em um primeiro momento. A decisão deve valer para todos os imunizantes.

Essa decisão só confirma que ainda precisamos tomar todos os cuidados possíveis com a Covid-19. O surgimento de novas cepas como a delta e o descuido de muitas pessoas pode fazer com que voltemos a ter momentos de perigo com uma doença que já matou quase 600 mil brasileiros. É bom lembrar que grande parte da população ainda precisa tomar a segunda dose do imunizante para assim ter um pouco mais de proteção contra os sintomas graves da Covid-19.

Todo cuidado ainda é pouco. Portanto, devemos continuar seguindo os protocolos de segurança, evitando aglomerações, utilizando sempre a máscara e cuidando de nossa higiene pessoal, principalmente ao lavar ou usar o álcool em gel nas mãos, pois lembre-se: mesmo que estejamos protegidos com as duas doses da vacina, ainda podemos ser vetores do vírus e transportá-lo para casa, prejudicando a terceiros mesmo sem ciência.

Sejamos mais responsáveis, pois mesmo com a alegria de ver cada vez mais pessoas vacinadas contra essa terrível doença, a tempestade ainda não passou por completo.