Editorial - Criando empregos

Por Portal Opinião Pública 26/08/2021 - 11:59 hs
Foto: Divulgação / Agência Brasil

Atualmente, o Brasil vive um momento ruim no que se refere a geração de empregos. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país possui cerca de 14 milhões de desempregados, número extremamente alto e que se estabilizou nos últimos meses.

Tal crise tem sido um problema latente no Brasil e gera uma série de consequências negativas para toda a população, que tem cada vez menos recursos para sobreviver. E este cenário, infelizmente, pode demorar a ver melhorias.

Entretanto, algumas cidades ainda conseguem diminuir um pouco essa problemática. E Mauá parece ser uma delas, já que neste primeiro semestre de 2021, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, 3.023 novas vagas com carteira assinada foram geradas no município entre janeiro e junho deste ano, um número bastante relevante. Ainda segundo as estatísticas, apenas em junho 957 vagas de emprego formal foram criadas na cidade.

Tais notícias renovam as esperanças de que é possível superar essa crise. Mas para que isso ocorra, é necessário um trabalho conjunto entre municípios, estados e a federação para a criação de mais políticas que incentivem a geração de novos empregos. É preciso estimular que empresas voltem a investir para terem condições de aumentar a oferta de empregos, bem como é necessário oferecer à população oportunidades de especializar-se como mão de obra qualificada.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o Brasil supere esse momento instável. Porém, os primeiros passos precisam ser dados.