Comprometida com a inclusão e a acessibilidade de todos os públicos, a
BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá,
destaca a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência,
comemorado nesta terça-feira, dia 21 de setembro, e ressalta suas
ações para ampliar a inclusão e a acessibilidade.
O Diversifik, programa de diversidade e inclusão da BRK, já facilitou o
acesso aos canais de atendimento digitais da empresa, com ferramentas voltadas
para os clientes com deficiência auditiva e visual ou mobilidade reduzida.
As redes sociais da BRK Ambiental
e o site contam com iniciativas inclusivas para a comunidade surda, como a de tradução de textos e vídeos para a Língua Brasileira de
Sinais (Libras), o que torna a comunicação da empresa mais acessível. Além
disso, o site também conta com um leitor de tela para pessoas
com baixa visão.
Essas iniciativas
nos canais de atendimento são fundamentais para garantir que
mais clientes tenham acesso aos serviços prestados pela concessionária, de
forma simples e assim promover autonomia suficiente para que as pessoas
portadoras de deficiências possam navegar nos canais da companhia com
facilidade, compreendendo as informações disponibilizadas.
“Com estas ações de acessibilidade, buscamos
promover inclusão para a população, disponibilizando informações de maneira
igualitária e possibilitando que todos os nossos clientes usufruam dos serviços
básicos com praticidade e eficiência”, destaca Thaís Cortina, gerente de
comunicação e sustentabilidade da BRK Ambiental em Mauá.
Adaptação no ambiente de trabalho
Ainda durante o mês de setembro, no próximo dia 26 comemora-se o Dia do
Surdo. Na cidade de Mauá, onde a BRK Ambiental é responsável pelos serviços de
esgoto, o agente comercial Silvio Pereira possui perda completa da audição do
ouvido direito e 40% da audição do lado esquerdo é comprometida em decorrência
a uma má formação congênita. Para melhorar a dinâmica de seu trabalho, tendo em
vista de que a função que ele exerce inclui o contato direto com os clientes, a
BRK Ambiental adaptou um crachá de identificação informando que o funcionário
possui perda auditiva.
“Mesmo que simples, o crachá especial é de extrema importância para que
eu possa me relacionar melhor com os clientes. Às vezes, os clientes me chamam,
falam comigo e eu não escuto, mas quando mostro que sou PCD, eles entendem a
minha deficiência e a nossa comunicação fica mais fácil. Carrego a bandeira da
importância da inclusão e é muito importante que as empresas reconheçam nosso
potencial e incluam outros PCDs no mercado de trabalho”, comenta Silvio
Pereira.
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