BRK Ambiental destaca ações de inclusão de pessoas com deficiência e promove ambiente de diversidade

Por Portal Opinião Pública 21/09/2021 - 14:45 hs
Foto: Divulgação / BRK Ambiental

Comprometida com a inclusão e a acessibilidade de todos os públicos, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, destaca a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta terça-feira, dia 21 de setembro, e ressalta suas ações para ampliar a inclusão e a acessibilidade.

O Diversifik, programa de diversidade e inclusão da BRK, já facilitou o acesso aos canais de atendimento digitais da empresa, com ferramentas voltadas para os clientes com deficiência auditiva e visual ou mobilidade reduzida.

As redes sociais da BRK Ambiental e o site contam com iniciativas inclusivas para a comunidade surdacomo a de tradução de textos e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que torna a comunicação da empresa mais acessível. Além disso, o site também conta com um leitor de tela para pessoas com baixa visão.  

Essas iniciativas nos canais de atendimento são fundamentais para garantir que mais clientes tenham acesso aos serviços prestados pela concessionária, de forma simples e assim promover autonomia suficiente para que as pessoas portadoras de deficiências possam navegar nos canais da companhia com facilidade, compreendendo as informações disponibilizadas.   

“Com estas ações de acessibilidade, buscamos promover inclusão para a população, disponibilizando informações de maneira igualitária e possibilitando que todos os nossos clientes usufruam dos serviços básicos com praticidade e eficiência”, destaca Thaís Cortina, gerente de comunicação e sustentabilidade da BRK Ambiental em Mauá. 

Adaptação no ambiente de trabalho

Ainda durante o mês de setembro, no próximo dia 26 comemora-se o Dia do Surdo. Na cidade de Mauá, onde a BRK Ambiental é responsável pelos serviços de esgoto, o agente comercial Silvio Pereira possui perda completa da audição do ouvido direito e 40% da audição do lado esquerdo é comprometida em decorrência a uma má formação congênita. Para melhorar a dinâmica de seu trabalho, tendo em vista de que a função que ele exerce inclui o contato direto com os clientes, a BRK Ambiental adaptou um crachá de identificação informando que o funcionário possui perda auditiva.

“Mesmo que simples, o crachá especial é de extrema importância para que eu possa me relacionar melhor com os clientes. Às vezes, os clientes me chamam, falam comigo e eu não escuto, mas quando mostro que sou PCD, eles entendem a minha deficiência e a nossa comunicação fica mais fácil. Carrego a bandeira da importância da inclusão e é muito importante que as empresas reconheçam nosso potencial e incluam outros PCDs no mercado de trabalho”, comenta Silvio Pereira.