Posto de atendimento do ‘Sebrae Aqui’ é inaugurado no Paço Municipal de Mauá

Por Portal Opinião Pública 23/09/2021 - 09:56 hs
Foto: PMM / Divulgação
Posto de atendimento do ‘Sebrae Aqui’ é inaugurado no Paço Municipal de Mauá
Posto do 'Sebrae Aqui' inaugurado em Mauá, pelo prefeito Marcelo Oliveira, oferece diversos serviços

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) inaugurou, em parceria com a Prefeitura de Mauá nesta terça-feira (21), sua sexta unidade do 'Sebrae Aqui' na região do Grande ABC. O posto, que está localizado nas dependências do Paço Municipal (Avenida João Ramalho, 205, Vila Noêmia), oferece uma variedade de serviços que vão desde orientações sobre aber­tura de empresas a pa­les­tras, cursos e oficinas para empreendedores que já têm seu próprio negócio, além de serviços voltados para o microempre­en­dedor individual (MEI), para promover a gestão administrativa e a capacitação de pessoas físicas e jurídicas, auxiliando na inovação e competitividade, principalmente, dos pequenos negócios.

O evento de inauguração contou com presenças de autoridades de Mauá e da região, entre elas o prefeito Marcelo Oliveira (PT); o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Acácio Miranda; o gerente regional do Sebrae no ABC, Paulo Cereda; além de vereadores e secretários municipais.

Esse é o segundo posto do ‘Sebrae Aqui’ inaugurado na região neste ano. Em junho, a unidade de Ribeirão Pires já havia sido aberta ao público. Além de Mauá e de Ribeirão Pires, Diadema, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo – esta última com duas unidades - abrigam equipamentos semelhantes. Já em Santo André está localizado o escritório regional do serviço.

Segundo a administração municipal, a inauguração da unidade deverá estimular o empreendedorismo local e, consequentemente, gerar emprego e renda na cidade, além de ajudar a complementar as parcerias que vêm sendo feitas entre o município e o Sebrae desde o início do ano. Como resultado, já foram oferecidas aulas e mentorias a pequenos e a microempresários, além de diversos cursos profissionalizantes para a população em geral.

As ações e parcerias do Paço com o Sebrae e outras instituições, como o SENAI, por exemplo, também foram destacadas pela gestão mauaense como geradoras de “bons frutos”. Segundo a Prefeitura, o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, mostrou que Mauá gerou mais de três mil novas oportunidades de emprego no primeiro semestre, sendo a cidade que apresentou melhores números relacionados à geração de empregos na região.

Para o prefeito Marcelo Oliveira, a chegada de um posto do 'Sebrae Aqui' demonstra a capacidade econômica da cidade. “Mauá tem localização muito boa, além de contar com braço do rodoanel que facilita o deslocamento até o Porto de Santos ou ao aeroporto. E os empresários estão vendo o comprometimento da gestão e querem trazer seus negócios para a cidade”, disse.

Já Acácio Miranda destacou a parceria envolvendo o Sebrae, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e a Prefeitura de Mauá. “Nove meses atrás tivemos uma reunião no Consórcio com os sete prefeitos da região e com o Sebrae. E o Marcelo Oliveira demonstrou o quão importante era trazer este posto aqui para Mauá”.

Paulo Cereda citou o potencial empreendedor da cidade. "Mauá tem uma densidade empresarial muito grande, então, é muito bom, muito importante inaugurar posto do Sebrae Aqui na cidade", afirmou. “A negociação com a Prefeitura para trazer este posto ocorreu de forma rápida. Percebemos a boa vontade da gestão e a visão empreendedora para desenvolver o município”, concluiu.

Os munícipes que desejarem entrar em contato com o Sebrae podem comparecer presencialmente ao posto instalado no Paço Municipal ou ligar para o número 4512-7736. O e-mail para contato é o sebraeaqui@maua.sp.gov.br .O atendimento é das 8h às 17h.