Cuidados para controlar a rinite alérgica

Por Portal Opinião Pública 23/09/2021 - 11:00 hs

Enfermidade que atinge cerca de um a cada cinco brasileiros, a rinite alérgica é uma doença cada vez mais comum, especialmente em períodos de maior variação climática. Caracterizada por sintomas como obstrução e coceira nasal, espirros e secreção, a rinite é uma doença que toma forma graças a infecção ou inflamação da mucosa que reveste nosso nariz e traz bastante incômodo, ainda que dure apenas alguns dias e que não seja contagiosa. Entretanto, é sempre importante tomar alguns cuidados para evitá-la ao máximo.

Geralmente, a doença se manifesta quando temos contato com alguns alérgenos que irritam a mucosa nasal. Entre eles estão perfumes, mofo, medicamentos aos quais podemos ser alérgicos, ácaros, pólen, entre muitos outros. E quando isso acontece, os sintomas logo aparecem. Portanto, devemos sempre prestar bastante atenção a tudo o que nos pode causar alergias.

Além disso, é importante sempre consultar um médico sempre que esses sintomas apareçam, já que em muitos casos essa patologia pode ser confundida com gripes e resfriados, o que pode levar o paciente a utilizar uma medicação errada e que não a combata devidamente.

Aliás, por falar em tratamento, as pessoas que tenham o diagnóstico de rinite alérgica precisam se consultar com um especialista para saber quais são suas causas e qual é a melhor maneira de controlar a doença, uma vez que ela não tem cura. A mudança de alguns hábitos e o cuidado com a higiene nos ambientes em que o paciente permanece por mais tempo ajudam a diminuir as chances de a doença atacar.

No mais, siga sempre as recomendações de seu médico e leve sua saúde a sério!

Dr. Jeferson Silva - Fisioterapeuta