Zé Carlos Nova Era pede informações sobre Operação Chuva de Verão

Por Portal Opinião Pública 23/09/2021 - 11:51 hs
Foto: Divulgação

Vereador defende realização permanente de serviços para evitar acidentes nos meses mais chuvosos do ano 

O presidente da Câmara de Mauá, Zé Carlos Nova Era, pediu mais informações sobre a Operação Chuva de Verão, série de medidas para prevenir acidentes durante os meses mais chuvosos. O requerimento foi aprovado na sessão da última terça-feira (21).

“São diversos serviços que precisam ser feitos como limpeza dos córregos e dos piscinões, monitoramento das áreas de risco e sistema de alerta nas regiões mais críticas”, pontuou Nova Era.

O verão é a estação mais chuvosa do ano, porém com o início da primavera – que começou no dia 22 de setembro - já teremos registros de chuvas fortes, de acordo com os institutos de meteorologia.

Segundo a previsão do Climatempo, neste ano, o mês de outubro irá chover mais do que a média histórica. “Entendemos que os serviços de prevenção às chuvas devem ser permanentes, por isso a nossa preocupação em fiscalizar a manutenção”, ressaltou o vereador.

No documento, Nova Era relembrou os casos trágicos que já ocorreram em Mauá. “Infelizmente já tivemos mortes em desmoronamentos de terra em decorrência das fortes chuvas, principalmente no Jardim Zaíra”.

No verão de 2011, seis pessoas morreram na cidade. Já no verão de 2019, quatro crianças foram vítimas - todos os acidentes ocorreram no Jardim Zaíra. “Não podemos admitir que mais famílias sejam destruídas por conta das chuvas. O poder público precisa fazer sua parte com medidas preventivas”, disse.

Nova Era completou a importância do planejamento com a elaboração de programas habitacionais para retirar os moradores das áreas de alto risco.

O vereador também indicou a realização de campanhas educativas para conscientização da população que, por muitas vezes, joga lixo no córrego, o que facilita a ocorrência de enchentes.