Mauá realiza nova força-tarefa para imunizar munícipes contra a Covid-19 no fim de semana

Por Portal Opinião Pública 24/09/2021 - 10:59 hs
Foto: Evandro Oliveira / PMM

Iniciativa, que volta a ocorrer neste sábado e domingo, visa atender aos trabalhadores

Neste fim de semana (25 e 26/9), uma nova força-tarefa, com sete postos espalhados pela cidade, imunizará a população contra a Covid-19.

A medida se junta a iniciativas como a ampliação do horário de vacinação de três UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Desde o dia 15 deste mês, Magini, Flórida e Zaíra 2 passaram a funcionar até as 20h, assim como a tenda sanitária instalada na Praça 22 de Novembro, ao lado do terminal municipal, que também imuniza no fim do dia,  das 17h às 20h. As demais UBSs vão das 9h às 15h30.

A ação também busca aumentar o número de vacinados com a primeira dose. Neste sábado (25), os agentes de saúde de quatro unidades (Oratório, Kennedy, Parque das Américas e Zaíra 3) farão a busca ativa das pessoas que ainda não receberam o imunizante, orientando-as a se dirigirem até estes locais.

No mesmo dia também serão aplicadas doses na tenda sanitária da Praça 22 de Novembro (ao lado do Terminal Municipal) e no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, das 9h às 16h.

A força-tarefa irá atender a população no domingo (26), das 9h às 14h, no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia e na Coop – Cooperativa de Consumo (Avenida Barão de Mauá, 1.389, na entrada do Jardim Zaíra).

Pessoas com a segunda dose da Pfizer ou AstraZeneca marcada para até 15 de outubro podem antecipar a aplicação - a CoronaVac não está incluída no processo pelo fato de o prazo entre uma dose e outra ser diferente.

Idosos com 75 anos ou mais podem receber o reforço, desde que tenham tomado a segunda dose ou a única há pelo menos seis meses.

Imunossuprimidos a partir de 18 anos devem aguardar 28 dias após a última dose do esquema vacinal (segunda ou única) para a aplicação da terceira. Por questões de armazenamento, a Pfizer não será oferecida na tenda da praça e na Coop.

Para receber a terceira dose é preciso apresentar o comprovante de vacinação com registros da primeira e da segunda aplicações, além de documento com foto.

Menores de idade devem estar acompanhados de responsável e com a carteira de vacinação atualizada. Quem for tomar a segunda dose não deve esquecer do comprovante da primeira.

O pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) é obrigatório, pois agiliza o atendimento. Serão imunizados somente os moradores do município e que apresentem o comprovante de residência em nome do morador, dos pais, ou do marido ou da esposa (com cópia da certidão de casamento para comprovar). Todos devem levar CPF e documento com foto (CNH ou RG).