Outubro Rosa: a importância da prevenção contra o câncer de mama

Por Portal Opinião Pública 07/10/2021 - 11:38 hs
Foto: Divulgação

O mês de outubro se tornou muito relevante no calendário mundial da saúde por conta da campanha “Outubro Rosa”, que tem por objetivo alertar, principalmente, as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. E como não poderia deixar de ser, esse é o assunto desta semana em nossa coluna.

De acordo com informações do INCA (Instituto Nacional do Câncer) o câncer de mama é o segundo em incidência no país entre as mulheres – atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e tem nas regiões sul e sudeste a maioria de seus casos. Uma estimativa de entidade apontava que, para o ano de 2021, era esperado o surgimento de 66.280 casos novos da doença, o que seria equivalente a 43,74 casos a cada 100 mil mulheres brasileiras.

Essa doença também é a que mais causa mortes por câncer em mulheres no país. Ainda segundo o INCA, a taxa de mortalidade por câncer de mama no Brasil foi 14,23 óbitos a cada 100 mil mulheres em 2019, com as taxas mais elevadas de óbito sendo registradas nas regiões sudeste e sul.

Todos esses números servem para ilustrar o quão importante é a prevenção a essa devastadora doença. É por meio do autoexame, por exemplo, que muitas mulheres podem perceber alterações em suas mamas e procurar ajuda especializada para entender o que elas significam. E caso seja constatado que realmente se trate de um câncer, é possível iniciar um tratamento ainda nos estágios iniciais da doença, o que aumenta a chance de cura. A realização de exames periódicos e o acompanhamento com um médico ou uma médica de sua confiança também são essenciais para a prevenção.

Não deixe de cuidar de sua saúde. Previna-se sempre.

Dr. Jeferson Silva - Fisioterapeuta