Aulas presenciais são r​etomadas no sistema penitenciário de São Paulo

Por Portal Opinião Pública 15/10/2021 - 12:04 hs
Foto: Divulgação / SAP

Durantea pandemia de Covid-19, as atividades precisaram ser readaptadas     

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) retomou, no último dia 4, as aulas presenciais nas unidades prisionais do Estado de São Paulo. Desde o começo da pandemia, essas atividades tinham sido suspensas como forma de evitar a contaminação da população carcerária e dos próprios docentes pelo coronavírus.     

Durante o período, as aulas foram substituídas por roteiros impressos de estudo, compostos por conteúdo das diversas disciplinas e suas respectivas atividades. Os materiais eram produzidos pelos professores da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) que já ministravam aulas nas unidades prisionais.       

Atualmente, 19.032 reeducandos e pacientes custodiados pela SAP estudam, sendo10.969 matriculados no Ensino Fundamental, 7.796 no Ensino Médio e 267 no Ensino Superior.  Os dados são de setembro deste ano.   

Retomada s​egura  

volta das atividades presenciais é acompanhada por todos os protocolos científicos para a prevenção e o enfrentamento da pandemia de Covid-19.     

“As atividades educacionais fazem parte do processo de ressocialização dos custodiados e dos pacientes dos hospitais de tratamento psiquiátrico”, afirma o secretário da  Administração Penitenciária, Coronel Nivaldo Cesar Restivo. “Mesmo em tempos de grave crise de saúde pública, o sistema penitenciário paulista fez ajustes na rotina de estudos e viabilizou o acesso à educação. ”