Mauá celebra a Semana Mundial da Alimentação

Por Portal Opinião Pública 18/10/2021 - 14:24 hs
Foto: Reprodução / Freepik

Atividades serão realizadas de 18 a 22 de outubro

Entre as atrações organizadas pela Secretaria de Segurança Alimentar está a criação de mais uma feira gastronômica na cidade, no Parque São Vicente. Outras atividades que marcarão o evento são a retomada do projeto das hortas comunitárias e a realização de feira especial de agricultura familiar.

Durante a semana, de 18 a 22 de outubro, os munícipes terão à disposição cardápio diferenciado no Café Comunitário (terminal municipal de ônibus) e nos restaurantes popular e do servidor.                                       

Nos dias 18 e 19 de outubro, para iniciar as comemorações referentes à data, será realizado evento de exposição e comércio de hortifruti, com cerca de 14 expositores e representantes da agricultura familiar na Praça XXII de Novembro (área central da cidade), das 9h às 16h.                    
Para fomentar o segmento alimentar e ajudar os empreendedores do município, o governo inaugurará no dia 20 de outubro nova feira gastronômica noturna. Ela funcionará todas as quartas-feiras, das 17h às 20h, e contará com tendas e food trucks.

Nos dias 21 e 22 de outubro haverá a colheita e distribuição de hortaliças. No primeiro dia, a ação na Comunidade Jardim São José será direcionada a representantes de entidades. No dia 22, a atividade será voltada aos internos da Clínica Resgatando Vidas, no Recanto Vital Brasil.

Também no dia 21, a Secretaria de Segurança Alimentar promoverá atividade com alunos da Escola Municipal Cora Coralina. A equipe acompanhará o descarte de sobras de alimentos na unidade e, durante todo o dia, realizará trabalho diretamente com os alunos, apresentando os números dos descartes e os orientando sobre possíveis meios de se evitar o desperdício de alimentos, tanto na escola quanto em seus lares. Haverá distribuição de cartilha em formato digital  pelos grupos de pais no WhatsApp, com informações sobre a importância de se evitar o desperdício e de se reaproveitar os alimentos.

O encerramento das celebrações da Semana Mundial da Alimentação será no dia 22 de outubro, às 18h30, com homenagem ao ex-secretário municipal já falecido João Carlos Alves, grande defensor do tema na cidade e principal responsável pela criação da Secretaria de Segurança Alimentar em Mauá, no início dos anos 2000. O ato será realizado no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, sede da Secretaria Municipal de Educação, localizado no Boulevard Cônego Belisário Elias de Souza (antigo Jornalista Roberto Marinho).

Ao longo da semana também será iniciado o projeto-piloto 'Cozinhas Solidárias', com a produção e distribuição de sopas para cerca de 100 famílias.