Cuidemos de nossa saúde mental

Por Portal Opinião Pública 21/10/2021 - 12:43 hs
Foto: Divulgação

Sempre tratamos, neste espaço, de temas relacionados à saúde. E, geralmente, grande parte dos textos fala sobre o nosso bem-estar físico. Porém, gostaria de ressaltar desta vez (e o farei mais vezes no futuro também) o quão importante é manter nossa saúde mental em dia.

Cada vez mais abordado hoje, o tema saúde mental já não pode mais ser um tabu em nossa sociedade, uma vez que diversas condições estão relacionadas diretamente a ela. Vivemos em uma era em que fazemos cada vez mais coisas ao mesmo tempo, temos cada vez mais interações diversificadas e em que estamos expostos a tudo, sem ter – muitas vezes – a contrapartida de um momento para descanso.

Sejam as exigências do trabalho, seja a nossa vivência social, sejam os problemas e pressões da sociedade, o fato é que estamos sempre sobrecarregados. E uma hora ou outra, isso pode nos levar a desenvolver problemas psicológicos, que por sua vez, podem acabar com nossa saúde física. Tudo está interligado.

Por isso, caso sinta qualquer dificuldade ou problema psicológico, o primeiro passo a ser dado é a procura por ajuda especializada. Ouvir um diagnóstico sobre nosso estado mental e, principalmente, compreender o que ele significa e como isso interfere em nossa vida é fundamental para que possamos tratá-lo e impedi-lo de nos afetar no futuro.

A nossa saúde mental merece muita atenção e não podemos deixá-la de lado, pois é como diz o ditado: “mente sã, corpo são”.

Dr. Jeferson Silva - Fisioterapeuta