Presidente do CREA-SP, Vinicius Marchese alerta sobre condições de ponte em Piraju

Por Portal Opinião Pública 13/01/2022 - 10:24 hs
Foto: Jornal Cruzeiro do Sul

As condições de conservação de uma ponte na Rodovia Raposo Tavares, em Piraju, interior de São Paulo, têm preocupado os moradores da região e os motoristas que utilizam a via. A passagem apresenta várias avarias, como fissuras nos pilares de sustentação, onde já é possível enxergar os vergalhões de aço que mantém a estrutura de pé.

Segundo o presidente Vinicius Marchese, o CREA-SP fiscaliza ocorrências como essa e possui profissionais para este tipo de atividade técnica. Ele ressaltou ainda que a ponte precisava de reparos. O órgão é responsável por atividades de engenharia e acredita em mudanças na prática de união de pessoas.

Diante desta situação, a ASSEAM (Associação de Engenheiros e Agrônomos de Mauá) enfatiza a necessidade e importância da criação de um convênio para monitorar as condições de estabilidade estruturais dos prédios, pontes e viadutos da cidade.

“A fiscalização desempenhada por este Conselho consiste na verificação das condições do exercício profissional, na existência de responsável técnico e respectivo registro da Anotação da Responsabilidade Técnica (ART), prevenindo e reprimindo infrações à legislação profissional previstas nas Leis Federais nº 5194/66, 6496/77 e 4950-A/77, tudo de modo a assegurar à sociedade a participação efetiva e declarada de profissionais habilitados nas obras e serviços de engenharia e agronomia e de outras áreas tecnológicas, garantindo padrões mínimos de segurança e qualidade indispensáveis à natureza de tais serviços profissionais”. (Fonte: site do CREA-SP)