“Não podemos baixar a guarda, ‘Flurona’ se combate com responsabilidade”, diz Junior Orosco

Por Portal Opinião Pública 13/01/2022 - 10:46 hs
Foto: Divulgação

O número de casos da coinfecção por Covid-19 e gripe – apelidada de ‘Flurona’ – aumentou no Brasil. Com o crescente registro de infecções, a população e comunidade médica precisam se alertar para a transmissão das doenças, que pode ocorrer simultaneamente. O empresário Junior Orosco destaca a importância de encarar com seriedade o tema. “Fomos todos pegos de surpresa, mais uma vez, além da pandemia gravíssima que estamos enfrentando, temos o fator gripe, é momento de novamente acender o alerta”, diz.

O primeiro caso da combinação das duas doenças foi identificado em Israel e notificado no final de dezembro de 2021. No Brasil, ao menos sete estados e o Distrito Federal, até a data desta publicação, confirmaram casos de coinfecção. "Estamos vivendo aí há dois anos uma pandemia pelo coronavírus, já tivemos várias ondas e são descritas cinco variantes, chamadas variantes de preocupação. Até o momento, a maioria das infecções no Brasil ocorreram da variante Ômicron, que segundo especialistas tem a transmissão mais rápida, é momento de novamente reavaliar algumas posturas e protocolos, ou vamos acabar novamente enfrentando o caos no atendimento de saúde”, pontua Orosco.

Para ele, a sensibilidade do Poder Público neste momento é de extrema importância. “Precisamos de ações rápidas, a vacinação - graças a Deus - reduziu, e muito, a gravidade dos casos, mas, mesmo assim, não dá pra brincar com o vírus, nem ousar pensar em se pular carnaval com ele”, afirma, fazendo um paralelo com a decisão da grande maioria dos prefeitos do Estado de São Paulo de cancelar as festas de rua. O empresário e líder político ainda vai além e coloca em debate também a realização de eventos privados com grande público. “Qual a diferença da potencialidade de transmissão do vírus na rua e em um local fechado? Então por que permitir eventos com 5, 10 mil pessoas em um período de curva crescente de contágio?”, questiona.

Combinada com o coronavírus, uma velha conhecida vem a público, a Influenza. “A gripe ocorre todos os anos, porque o vírus sofre mutação, trazendo novos casos. Por isso, é importante realizar a campanha de vacinação anualmente, sempre fomos eficientes no combate e não é agora que podemos falhar”, afirma Orosco. Para ele, a prioridade é salvar vidas. "Os quadros quando são juntos, Influenza mais covid, não têm se mostrado, pelo menos a princípio, como uma evolução mais grave. Porém, é melhor prevenir do que remediar”, finaliza.