Mauá inicia imunização do público infantil de 5 a 11 anos contra a covid-19

Por Portal Opinião Pública 18/01/2022 - 10:07 hs
Foto: Edu Guimarães-PMM / Divulgação

Crianças com comorbidades, deficiência e autistas estão sendo vacinadas em escolas

A operadora de telemarketing Claudia Luchetta Baião, 44 anos, não escondeu o sorriso ao ver a filha Lorena de Cássia, de 8, sendo vacinada contra a covid-19. “Estou saindo daqui aliviada e feliz. Isso é uma vitória”, comentou, após a menina receber a dose na Escola Municipal José Tomaz Neto, no bairro Matriz, em Mauá.

Lorena foi uma das crianças que tomaram a dose pediátrica da Pfizer nesta segunda-feira (17), início da aplicação das doses em Mauá ao público de 5 a 11 anos com comorbidades (https://tinyurl.com/lista-comorbidades) e deficiência — criancas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) também foram incluídas na vacinação na cidade.

A imunização infantil ocorrerá de segunda a sexta, das 9h às 16h, em cinco escolas municipais: Lysiane Pereira Galvão (Magini), José Tomaz Neto (Matriz), Lucinda Petigossi Castabelli (Zaíra), Chico Mendes (Flórida) e Galdino de Jesus dos Santos (Canadá). A medida evita a circulação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em meio ao aumento de casos de covid-19 e de Influenza.

O casal Keli e Rafael Mattos, de 47 e 38 anos, respectivamente, levou Thales, de 7, para ser imunizado. “É a chance de ele começar o ano letivo com a primeira dose no braço”, comemorou a mãe do garoto.

A criança que tomou uma das vacinas do calendário de rotina deverá aguardar 15 dias para receber o imunizante contra a covid.

Para agilizar o atendimento, pais ou responsáveis devem realizar o cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. É preciso clicar no botão 'Crianças até 11 anos' e preencher os dados.

É fundamental apresentar a carteira de vacinação, receituário, exames ou relatório médico, com até um ano de validade, com a descrição da comorbidade ou deficiência.

Também é obrigatório levar o CPF da criança. O documento pode ser solicitado gratuitamente pelo site da Receita Federal (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp) ou feito pessoalmente em uma agência dos Correios. Nesse caso, o pai ou responsável precisa apresentar RG próprio, Certidão de Nascimento ou RG da criança. O documento tem taxa de R$ 7,00 que deve ser pago na hora.