Inscrições para o 1º Sisu de 2022 já estão abertas

Por Portal Opinião Pública 17/02/2022 - 09:42 hs
Foto: Reprodução / https://sisu.mec.gov.br/

Foram abertas, nesta terça-feira (15), as inscrições do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, para o primeiro semestre deste ano. Ao todo, são quase 222 mil vagas para mais de 6 mil cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior, sendo que cerca de 84,5% das vagas ofertadas são para as instituições federais (universidades e institutos). As inscrições serão encerradas às 23h59 do dia 18 de fevereiro, horário de Brasília, exclusivamente pela internet.

Podem participar do Sisu todos os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e não tiraram zero na redação, com exceção dos que prestaram o Exame sem ter concluído o ensino médio e, portanto, declararam estar na condição de treineiro.

A novidade para este ano é que agora as inscrições podem ser realizadas pelo portal “Acesso Único”, que reúne todas as formas de acesso ao ensino superior promovidas pelo MEC (Ministério da Educação). O novo site oferece mais informações e praticidade. Na parte superior da home, basta clicar em Sisu para visualizar onde deve ser efetuada a inscrição. 

Passo a passo da inscrição 

Ao clicar no botão para se inscrever, o estudante deve inserir os dados do seu Cadastro Único do Governo Federal no acesso.gov.br (login e senha). Quem ainda não tem um cadastro deve providenciá-lo com antecedência.

Ao acessar o Sisu com os dados, o interessado deve atualizar, se for o caso, e confirmar seu telefone e e-mail. Depois basta escolher até duas opções de curso. Para começar, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção” e repetir esse procedimento para a 2ª opção de curso.

Antes e durante o período de inscrição, o candidato pode explorar as vagas ofertadas, pesquisando por município, instituição ou nome do curso. A consulta das vagas está disponível desde o início de fevereiro.

É importante se atentar à escolha da modalidade de concorrência que possui dois formatos: ampla concorrência e lei de cotas (ações afirmativas).

Após conferir os dados de suas escolhas, curso e modalidade de concorrência bem como se terá a documentação a ser exigida para a matrícula, basta clicar em “Confirmar minha inscrição” para concluí-la. 

Sisu  

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção. Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicadas no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.  

Cronograma 

Inscrições: 15 a 18 de fevereiro;

Resultado: 22 de fevereiro;

Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março. 

Lista de espera: de 22 de fevereiro a 8 de março – para manifestar interesse em participar da lista de espera.

A partir de 10 de março, ocorrerá a convocação dos selecionados por meio da lista de espera.