UBS Jardim Mauá registra 74% de índice de aleitamento materno em crianças com até 3 meses

Por Portal Opinião Pública 19/05/2022 - 09:15 hs

UBS Jardim Mauá registra 74% de índice de aleitamento materno em crianças com até 3 meses
Estudo foi realizado por residentes de pediatria da rede pública de saúde e apresentado em Congresso

Estudo foi realizado por residentes de pediatria da rede pública de saúde 

Um estudo recente, realizado por residentes de pediatria da rede pública de saúde e apresentado no 40º Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado este mês em Natal (Rio Grande do Norte), apontou que a UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Mauá registra índice de amamentação de 74% em crianças de até 3 meses de idade – 17 de 23.

A pesquisa foi feita a partir da análise de prontuários de 56 pacientes recém-nascidos e lactentes (bebês que estão sendo amamentados) até 1 ano de idade no serviço ambulatorial pediátrico da UBS. Entre as crianças de 3 a 6 meses, a taxa de aleitamento na unidade chegou a 60% — nove crianças de um total de 15. 

Para incentivar o aleitamento, durante as consultas na unidade as pacientes recebem orientações e também aprendem técnicas de como alimentar seus bebês. Já na semana do aleitamento materno, em agosto, são realizadas palestras buscando a conscientização das mulheres.

O aleitamento materno ajuda a evitar doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta. Também é capaz de diminuir em até 13% os índices de mortes de crianças com menos de 5 anos. O leite materno é o melhor alimento para os bebês, pois nutre, protege de doenças e reduz a mortalidade infantil.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação até os 2 anos e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida.