Novo modelo de CNH começa a ser emitido no Brasil

Por Portal Opinião Pública 02/06/2022 - 09:41 hs
Foto: Detran MS - Divulgação

Começaram a ser emitidos, nesta quarta-feira (1º), o novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que será adotado em todo o país. O documento, segundo a Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), passará a ser “mais moderno” e trará informações adicionais sobre os condutores.

Entre as novidades da nova CNH estão a adoção da cor amarela, junto ao tradicional verde que compunha os modelos antigos; a inserção de novos elementos gráficos, para dificultar a falsificação do documento; além da inclusão de um código internacional usado em passaportes, o que permitirá aos condutores o embarque em terminais de autoatendimento dos aeroportos do país. Com isso, a carteira terá informações em três idiomas: português, inglês e francês.

Outra novidade será a possibilidade de os condutores utilizarem o seu nome social e a filiação afetiva no documento, que também terá uma tabela indicando quais tipos de veículos o portador pode conduzir, se ele exerce atividade remunerada e quais restrições médicas ele possa ter.

A troca da CNH não é obrigatória e acontecerá de forma gradual em todo o Brasil para novas habilitações ou no momento em que o condutor for renovar ou tirar a segunda via do documento.