Cleber Broch se destaca em pesquisa regional de intenção de votos para eleições de 2022

Por Portal Opinião Pública 15/06/2022 - 08:57 hs
Foto: Divulgação
Cleber Broch se destaca em pesquisa regional de intenção de votos para eleições de 2022
Empresário mauaense Cleber Broch foi o sexto pré-candidato a deputado estadual mais lembrado

O empresário mauaense e pré-candidato a deputado estadual Cleber Broch (Patriota) foi um dos destaques da cidade em uma pesquisa de intenção de votos realizada pela empresa Badra Comunicação, na última semana. O levantamento, que ouviu 1.056 pessoas entre os dias 9 e 11 junho em seis das sete cidades do Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires), mostrou Broch na sexta posição da pesquisa estimulada, quando os nomes dos postulantes são apresentados aos entrevistados, com 6,4% das intenções de votos (veja mais na arte abaixo).

No detalhamento dos dados apresentados, a pesquisa mostra ainda que a preferência do eleitorado por Broch é maior entre os homens (6,8%) no comparativo com as mulheres (6,1%). No quesito faixa etária, são as pessoas com mais de 60 anos que mais apoiam a pré-candidatura do empresário (9,4%), seguidos dos jovens entre 16 e 24 anos (8,7%), dos adultos entre 25 e 44 anos (6,3%) e das pessoas entre 45 e 59 anos (2,8%).

Na amostragem por escolaridade, Cleber Broch tem a preferência de 6,3% de quem tem até o ensino médio completo e de 6,8% dos eleitores com curso superior. Na divisão por renda familiar, a porcentagem de citações ao nome do empresário é de 6,8% por quem ganha até R$ 5 mil e de 0% por quem tem renda superior a esse valor. Por fim, a pesquisa ainda mostra um equilíbrio na intenção de votos ao pré-candidato mauaense no quesito religião, onde ele tem a preferência de 6,8% de católicos e evangélicos e de 4,9% de outras religiões.

Já na pesquisa espontânea, quando os nomes dos postulantes ainda não foram apresentados, Cleber Broch apareceu na 12º posição entre os pré-candidatos do Grande ABC, com 0,2% das intenções de votos.

Questionado sobre a pesquisa Badra Comunicação, o pré-candidato se mostrou muito satisfeito com o reconhecimento alcançado na região. Para ele, os bons resultados são um reflexo de todo o trabalho que ele e sua equipe vêm fazendo para solidificar sua pré-candidatura a uma cadeira na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

“É com muita humildade que recebo o resultado da pesquisa Badra e agradeço a todos que fazem parte deste time e compartilham das mesmas ideias que tenho defendido. Vamos intensificar o nosso trabalho em todo o estado de São Paulo”, disse.

Cleber Broch ressaltou ainda que os números oferecem uma boa base de análise em relação a sua pré-campanha estar alinhada às demandas dos cidadãos com quem ele tem interagido nas últimas semanas. Para ele, conhecer bem as necessidades da população é fundamental para alcançar as transformações que todos aguardam.

“Estou muito feliz, pois o resultado da pesquisa demonstrou que estamos no caminho certo, em cada visita, reunião, conversa, aperto de mão tenho sentido que as pessoas precisam de oportunidade para transformar o seu futuro”, encerrou.

Ainda conforme os dados da pesquisa Badra Comunicação, o deputado estadual e pré-candidato a reeleição, Márcio Paschoal Giudicio, o Márcio da Farmácia (Podemos), foi o mais lembrado pelo eleitorado (1,2%) na pesquisa espontânea, seguido pelo ex-prefeito de Mauá, Átila Jacomussi (Solidariedade) e pela deputada estadual Carla Morando (PSDB). Já na apuração estimulada, Carla aparece com 13,7% das intenções seguida por Márcio (11,6%) e Atila (10,7%).

A pesquisa da Badra Comunicação ocorreu de forma presencial por meio de entrevistas com um questionário estruturado por 12 questões, sendo oito fechadas (estimuladas) e quatro abertas (espontâneas). O levantamento possui uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09888/2022. 

Demais cargos 

Além da pesquisa de intenção de votos para deputados estaduais, o levantamento da Badra Comunicação também avaliou as preferências dos eleitores para os demais cargos eletivos.

Na corrida presidencial, a liderança do estudo ficou com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi o preferido da população tanto na pesquisa espontânea (39,5%) quanto estimulada (51,6%). No segundo lugar veio o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que tem a preferência de 18,9% e 26,4% dos entrevistados. Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) fica em terceiro lugar nos dois cenários (2,0% e 10,2%). Também foram citados Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (PROS), Felipe D’Avila (Novo), André Janones (Avante), Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP) e Luciano Bivar (União Brasil).

Para o governo estadual, o ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad (PT), foi o mais lembrado também tanto na pesquisa espontânea (6,3%) quanto estimulada (35,6%). Na sequência, aparecem Tarcísio de Freitas (Republicanos), em segundo na amostragem espontânea (3,1%) e em terceiro na estimulada (13,0%) e Márcio França (PSB), em terceiro na espontânea (2,9%) e segundo na estimulada (26,5%).

Na análise dos postulantes às vagas para o Senado, o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) lidera com 20,1% da preferência, seguido pelo apresentador José Luiz Datena (PSC) e por Márcio França (PSB), que obtiveram 17,7% e 17,0% das intenções. Já na corrida pela Câmara dos Deputados, o nome mais lembrado espontaneamente pelos entrevistados foi o do ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT – 2,1%), seguido pelo deputado federal Alex Manente (Cidadania – 1,0%) e pelo vice-prefeito de São Bernardo Marcelo Lima (Solidariedade – 0,9%). Na pesquisa estimulada, Manente assumiu a liderança (16,7%), à frente de Marinho (16,2%) e do deputado federal Vicentinho (PT – 12,8%).

As eleições gerais acontecem no dia 2 de outubro.