Mauá libera vacina contra a gripe para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade

Por Portal Opinião Pública 22/06/2022 - 11:22 hs
Foto: Evandro Oliveira-PMM / Divulgação

Campanha irá durar enquanto houver doses disponíveis 

A Prefeitura de Mauá começa nesta quarta-feira (22) a vacinar contra a gripe (Influenza) todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A campanha nacional foi iniciada em 28 de março, direcionada a idosos acima de 80 anos. Depois foi a vez de outros grupos prioritários, entre eles, gestantes e professores.

Os locais de vacinação são as 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que funcionam de segunda a sexta, das 9h às 16h – as unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 operam das 9h às 20h. É necessário apresentar documento com foto (CNH ou RG).

Assim como ocorreu em anos anteriores, a campanha irá durar enquanto o município tiver doses do imunizante contra a gripe, que são fornecidas pelo Ministério da Saúde. As doses liberadas para o público em geral são as remanescentes dos grupos prioritários.

A vacina utilizada é a Influenza trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, responsável pelos surtos em diversas cidades entre o fim de 2021 e o início de 2022.

A imunização ajuda a prevenir a doença e a reduzir complicações, internações e até mesmo mortes.

Nas UBSs, os profissionais da saúde farão a triagem com identificação do paciente com sintomas respiratórios (tosse, coriza e falta de ar). Aqueles que tiverem somente tosse ou coriza poderão receber a aplicação. Os que apresentarem febre ou mau estado geral precisarão adiá-la.

Pacientes com sintomas da Covid devem aguardar quatro semanas para tomar o imunizante. Os diagnosticados como assintomáticos também precisam esperar o mesmo prazo.

O intervalo entre a imunização contra a gripe e a Covid é de 15 dias somente para crianças até 11 anos.