Lóis Gonçalves exibe exposição no Mauá Plaza Shopping

Por Portal Opinião Pública 30/06/2022 - 11:26 hs
Foto: Divulgação
Lóis Gonçalves exibe exposição no Mauá Plaza Shopping
Parte da arrecadação das obras apresentadas por Lóis Gonçalves será destinada a causas sociais

O artista gráfico Lóis Gonçalves exibe, ao lado de Marcus Vinicius, idealizador da ONG Coletivo Linguagem Periférica, e de Cris Vieira, fundadora do Espaço Cultural Cris Vieira, alguns de seus trabalhos originais em acrílica e colagem sobre tela no Mauá Plaza Shopping.

Lóis é o primeiro brasileiro a ser incluído no Guinness Book, O Livro dos Recordes, em 1995 por ocasião dos 500 anos do descobrimento do Brasil, por ter feito uma caravela portuguesa com três centímetros de proa a popa.

Em 2017 resolveu criar um grupo de debates para questões afro e minorias no país, foi quando também voltou a desenhar, ilustrar e a pintar telas. Nesse período, desenvolveu um projeto para o ano de 2022, que comemoramos o bicentenário da Independência do Brasil, mas não conseguiu dar sequência. Os temas eram para pintar as imagens de afrodescendentes celebres que contribuíram na história nacional até a independência de Portugal em 1882 e até em nossos dias. A iniciativa não se concluiu por ocasião da pandemia, não alcançando os recursos necessários para o início e a finalização das obras.

Essa mostra tem o apoio do Mauá Plaza Shopping em parceria com os programas Quilombusiness e o Espaço Cultural Cris Vieira, que são dois grupos voltados para a restauração, conscientização e afirmação da cultura africana, bem como a oportunidade de empreendedores negros apresentarem seus trabalhos.

Lóis Gonçalves apresenta algumas obras que estão à venda e parte da arrecadação vai disponibilizar para causas sociais. As obras são coloridas e que remontam a identidade dos traços primitivos numa composição abstrata espontânea de paisagens, natureza e pequenas colônias, que o artista busca em suas lembranças, e de contos que ouvia em família na infância em uma pura retratação que impactam pelo traço firme, colorido como é a resistência dos negros que foram inseridos no contexto nacional há mais de 400 anos.

“São oportunidades como essas, no espaço cedido pelo Mauá Plaza Shopping, e os dois projetos da Cris Vieira e do Marcus Vinicius, que nós podemos demonstrar a capacidade nos trabalhos e no empreendedorismo negro que temos, não só em Mauá, mas em todo o Brasil”, disse Lóis Gonçalves.

A exposição segue na loja 100/102 do Mauá Plaza Shopping até dia 4 de julho.