Editorial - Boas ações

Por Portal Opinião Pública 30/06/2022 - 15:07 hs
Foto: Jornal Opinião Pública

A Prefeitura de Mauá divulgou, no fim da última semana, alguns dados sobre o primeiro mês da “Operação Inverno”, ação que tem tido como objetivo ampliar o acolhimento de pessoas em situação de rua na cidade durante os meses mais frios.

Segundo os números do paço, nas primeiras semanas da iniciativa foram realizados 1.119 acolhimentos noturnos, em que as pessoas abordadas foram encaminhadas ao Albergue Municipal e ao CentroPop; além da oferta de 1.969 cafés da manhã, 945 almoços e 900 jantares aos usuários do sistema. A ação seguirá acontecendo até o dia 30 de setembro, com as abordagens sendo realizadas por toda a cidade quando os termômetros marcarem menos de 15°C.

É muito bom ver que a ação tem tido bons resultados em Mauá. O número de pessoas em situação de rua no município é considerável e, em épocas de temperaturas baixas, é fundamental buscar alternativas para atender a essa parcela da população, já que permanecer nas ruas pode significar uma sentença trágica para quem não tem um teto sobre sua cabeça.

Além disso, também é possível contribuir por meio da doação de agasalhos para os mais necessitados. Com essa atitude, podemos ajudar as pessoas que se encontram em situação de rua e também às famílias em condição de vulnerabilidade social. São muitas as pessoas que, nesta época do ano, não possuem peças adequadas para enfrentar o frio e que podem ter um pouco mais de conforto por meio dessas doações.

Esperamos que essas ações impactem de forma cada vez mais positiva e inspirem que a população mauaense contribua com o próximo.