Em Pauta - Varíola dos macacos em Mauá

Por Portal Opinião Pública 04/08/2022 - 10:02 hs
Foto: Reprodução / Freepik.com

Por Wladimir Camargo

A Secretaria de Saúde de Mauá confirmou, na última semana, o primeiro caso da varíola dos macacos (monkeypox) na cidade. O paciente é um homem, de 35 anos, morador do Jardim Araguaia, que está sendo monitorado e apresenta bom estado de saúde.

Transmissão

A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra, principalmente por contato direto com sangue, fluídos corporais, lesões na pele ou membranas mucosas de animais infectados. O contágio pode ser por meio de abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A contaminação também pode ocorrer por meio de secreções em objetos, tecidos (roupas, lençóis ou toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

Sintomas

O período de incubação é de 6 a 13 dias, podendo chegar a três semanas. Os infectados apresentam sintomas como febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço, dor muscular, lesões na pele parecidas com espinhas ou bolhas (no rosto, dentro da boca e nos membros, incluindo mãos, pés, ânus e genitais). Caso esteja com algum destes indícios ou tenha tido contato com uma pessoa infectada, procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa para dar início a investigação.

Prevenção

As formas de prevenir a doença são: evitar o contato com infectados ou com quem está com os sintomas da doença; usar preservativo em relações sexuais; lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel; tossir e espirrar na dobra do braço; não compartilhar objetos de uso pessoal; e usar máscara. Caso surja erupção cutânea acompanhada de febre, dor de cabeça e nas articulações, ou sensação de desconforto, a orientação é procurar um médico.