Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem transferir local de votação até 18 de agosto

Por Portal Opinião Pública 04/08/2022 - 10:21 hs
Foto: Divulgação / TSE

Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida terão até o próximo dia 18 de agosto para solicitar, junto à Justiça Eleitoral, a mudança do seu local de votação para uma sessão especial com acessibilidade. O requerimento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo próprio interessado, que precisa apresentar um documento oficial com foto no ato do pedido. A solicitação também pode ser realizada por meio de curador, apoiador ou procurador, desde que apresentem a documentação comprobatória.

Também poderão solicitar tal mudança pessoas que sofram algum impedimento físico momentâneo que dificulte seu acesso à urna eletrônica. A iniciativa é do Tribunal Superior Eleitoral e acontece com o objetivo de promover inclusão e facilitar o acesso de pessoas com deficiência à votação.

A mudança permitirá que os eleitores com dificuldade de locomoção acessem seções especiais que não possuam barreiras arquitetônicas e que estarão adaptadas para oferecer fácil acesso, maior comodidade e segurança.

As eleições de 2022 acontecem nos dias 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (segundo turno, se necessário para a definição de presidente e governadores).