Em entrevista ao Jornal Opinião Pública, Neycar fala sobre candidatura a deputado estadual

Por Portal Opinião Pública 11/08/2022 - 08:52 hs
Foto: Divulgação
Em entrevista ao Jornal Opinião Pública, Neycar fala sobre candidatura a deputado estadual
Neycar entende que o eleitorado está mais atento e interessado em nomes que disputarão as cadeiras

Dando prosseguimento a série de entrevistas com os candidatos a deputados estaduais e federais da região, o Jornal Opinião Pública conversa nesta semana com o vereador Vanderley Cavalcante da Silva, o Neycar, candidato do Solidariedade a uma cadeira na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

Aos 45 anos, o parlamentar está em seu segundo mandato no Legislativo mauaense, (foi eleito pela primeira vez em 2016 e conquistou a reeleição quatro anos depois, em 2020), já presidiu a Casa durante o biênio 2019/2020 e tem buscado realizar um trabalho próximo da população ao longo destes quase seis anos completos como vereador.

Além disso, antes de ingressar na vida pública, Neycar se dedicava aos seus negócios na própria cidade, o que também lhe proporcionou uma extensa experiência na área administrativa.

Neste bate-papo, Neycar explicou sua motivação para se lançar como candidato a deputado estadual, abordou algumas das principais demandas de Mauá e da região, deu seu ponto de vista para a falta de representantes da cidade nas esferas estadual e federal, além de falar sobre diversos temas. 

Jornal Opinião Pública - Qual a sua motivação para se candidatar a uma cadeira na ALESP em 2022? 

Neycar – Mauá é uma cidade muito carente. O ABC todo, na verdade, que é uma região imensa, com quase 2,5 milhões de habitantes, precisa de mais representantes, para que as demandas sejam melhor resolvidas. E são muitas demandas. Minha intenção em concorrer à Assembleia é levar essa minha experiência para ALESP e lá, aumentar a capacidade de oferecer auxílio para a nossa cidade e para todo o ABC. 

JOP - Você já definiu como seu trabalho será desenvolvido em caso de um possível mandato? 

Neycar – Acredito que nosso mandato como vereador demonstra as características que devemos manter em caso de eleição: estamos sempre de portas abertas, prontos para atender a população e levar auxílio em diferentes áreas, seja a saúde, seja a infraestrutura, seja o desenvolvimento, seja a assistência social. A gente ajuda o povo. Essa é minha marca pessoal, que vai comigo onde for. 

JOP - De que forma sua experiência como parlamentar municipal pode contribuir para um possível mandato na ALESP? 

Neycar - Como vereador, estamos muito próximos às demandas da população. Acredito que, na Assembleia, muito disso vai se perdendo com o tempo. Essa vivência, essa experiência são fundamentais para desempenhar um bom trabalho como parlamentar, seja na Câmara de Mauá, seja na Assembleia. Nós somos a ponte entre a população e o Poder Público. Na Assembleia, o papel de vereador deve reforçar a importância desse laço. 

JOP - Sendo um vereador de segundo mandato em Mauá e conhecendo a população da cidade e seus problemas, quais são as principais demandas do eleitorado neste momento e de que forma o trabalho de um deputado estadual pode saná-las? 

Neycar – A gente recebe muita demanda, mas a saúde sempre tem a maior parte dos pedidos, seguida dos pedidos por infraestrutura. Recentemente eu ajudei muitos pais da Apraespi (Centro de Reabilitação), que pediam ajuda porque aguardavam com seus filhos especiais a liberação de novas vagas por meio do convênio com a Prefeitura de Mauá. Conseguimos liberar isso. É apenas um exemplo. Como deputado, temos maior facilidade para auxiliar o município a conseguir mais emendas, aumentar repasses de recursos estaduais para implementar mais políticas públicas como essa. Assim como para área de infraestrutura, para conseguir, por exemplo, acelerar demandas de saneamento, asfaltamento. 

JOP – Existe uma(s) área(s) específica(s) na(s) qual(is) você deseja focar seu trabalho como deputado, caso eleito? 

Neycar - Nosso foco é o povo. Nossa intenção é sempre estar disponível para ajudar no que for preciso. Mas temos a bandeira do esporte muito forte no nosso coração. Tenho uma ligação muito grande com a várzea. Então, nossos projetos deverão ter bastante foco em saúde, com o esporte sendo usado como ferramenta no combate à doença. A educação e as demandas de infraestrutura também deverão te bastante espaço na nossa agenda. 

JOP - Já há alguns anos que Mauá não possui representantes no legislativo, seja na esfera estadual, seja na esfera federal. Em sua opinião, a que se deve o insucesso das candidaturas mauaenses nos últimos pleitos? 

Neycar - Há sempre um conjunto de coisas a serem analisadas. Em 2018, tivemos uma eleição muito polarizada e Mauá, em especial, vivia um momento de muita incerteza, com o então ex-prefeito tendo sido preso. Essas situações geraram muito descontentamento ao eleitorado, que acredito, naquele momento, não se sentia representado pelos nomes que se colocaram na disputa. Mas vale lembrar que Santo André também não elegeu ninguém. Foi uma eleição muito difícil mesmo. 

JOP - De que forma é possível mudar esse cenário para que Mauá volte a ter representatividade na ALESP? 

Neycar - Acredito que vivemos hoje um outro momento na política local. A polarização ainda é muito forte, mas vejo o eleitorado mais interessado hoje nos nomes para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. Muitos entenderam a importância dos deputados nesse xadrez que é a política. Que não é só governador e presidente que importam. Acredito que Mauá tem grandes chances de eleger deputado estadual e federal e nós estaremos na rua para defender que seja o nosso nome colocado lá na urna em outubro. Temos um grande trabalho, reconhecido na cidade, que nos gabarita para sonhar isso. Sem esquecer que esse sonho é o sonho de garantir melhoria para a vida de toda a nossa cidade.