Dia de combate à poluição: BRK destaca a importância dos serviços de saneamento

Por Portal Opinião Pública 12/08/2022 - 14:35 hs
Foto: Divulgação

Balanço mostra evolução ambiental da cidade de Mauá 

No dia 14 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate à Poluição, que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância de evitar os danos ao ambiente. Pode-se entender por poluição qualquer tipo de degradação das condições ambientais, ocasionando uma perda da qualidade de vida e saúde em decorrência de mudanças ambientais.

Um exemplo grave de poluição comum que enfrentamos é a poluição das águas. Em Mauá, a BRK desenvolve um intenso trabalho na operação do sistema público de esgoto, com uma séria de ações que impactam na melhoria dos córregos e rios da cidade e contribuem com a preservação ambiental.

A concessionária opera diariamente mais de 614 quilômetros de redes de esgoto responsáveis por coletar todo o contingente gerado em imóveis residenciais, comerciais e até mesmo industriais da área urbana. E a cidade de Mauá conta com cinco estações de bombeamento em operação, chamadas de elevatórias, e uma estação de tratamento com alta eficiência.

Por dia, cerca de 55 milhões de litros de esgoto são tratados no município e deixam de ser lançados em rios e córregos. Atualmente, Mauá possui um dos melhores índices de tratamento de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo, com indicador de 87%.

Esse avanço na prestação dos serviços de saneamento mudou as condições até então comprometidas da nascente do rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê. Sua nascente está localizada em Mauá, no Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, e foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado. 

Os córregos Taboão e Itrapoã, que cortam os bairros Jardim Adelina, Itapeva, Jardim Camila, Primavera, Jardim Luzitano e Vila João Ramalho, no Parque São Vicente; além do Córrego Bocaína que passa pela Vila Bocaína, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos, em decorrência dos avanços na prestação dos serviços de coleta e tratamento dos efluentes. 

O trabalho de coleta, afastamento e tratamento de esgoto evita que cheguem aos corpos d'água substâncias que provocam alterações químicas, físicas e biológicas. Essa poluição é considerada grave, e é um dos motivos pelos quais muitos locais do planeta enfrentam crises de abastecimento de água e outros problemas de saúde pública.

“Quando coletamos, afastamos e tratamos o esgoto, além da proteção à água e à saúde, também estamos protegendo toda a área de vegetação próxima aos rios, córregos e nascentes que são até mesmo reestabelecidas”, destaca Bruno Gravatá, responsável pela área de operações da BRK em Mauá.

Porém, apesar das conquistas dos últimos anos, a concessionária alerta que para a efetiva despoluição dos córregos e rios, é fundamental a participação da população em ações de preservação do meio ambiente, principalmente com relação ao descarte correto de resíduos sólidos. 

“Atitudes como o despejo de lixo em vias públicas e nos cursos d’água que cortam a cidade, uso irregular das ligações e redes de esgoto e o descarte inadequado do óleo de cozinha podem causar muitos transtornos e danos ambientais”, complementa Gravatá.

Contato com a BRK

Para mais informações sobre o tema ou qualquer outra necessidade relacionada aos serviços de saneamento, a BRK disponibiliza a agência virtual, Minha BRK, para atendimentos. E os clientes podem também entrar em contato pelo telefone 0800-771-0001, que funciona 24 horas.