Banda Ecologia completa 40 anos e deverá se tornar patrimônio imaterial de Mauá

Por Portal Opinião Pública 08/09/2022 - 10:02 hs
Foto: Divulgação
Banda Ecologia completa 40 anos e deverá se tornar patrimônio imaterial de Mauá
Mauro Ross se disse muito feliz e satisfeito com a homenagem que a Banda Ecologia receberá

Prestes a completar 40 anos de estrada, a Banda Ecologia está prestes a ganhar uma bela homenagem em Mauá. Um projeto de lei de autoria do vereador Geovane Corrêa (PT) pretende transformar o grupo de rock, que homenageia o músico baiano Raul Seixas, em patrimônio imaterial da cidade. A proposta, apresentada em junho, foi aprovada em segunda votação pelos parlamentares municipais nesta terça-feira (6), durante a sessão ordinária da Casa de Leis mauaense. O projeto deve seguir agora para sanção do prefeito Marcelo Oliveira (PT).

Na justificativa da propositura, de número 161/2022, Corrêa já havia ressaltado que “a Banda Ecologia vem, ao longo dos anos, abrilhantando os diversos eventos que ocorrem não só no município de Mauá, bem como em diversos outros municípios. A participação da Banda acrescenta a todos os eventos dos quais participa um grau de maior especialidade advindos do talento dos músicos que a compõem, direcionando a um elevado prestígio e relevância social. Sendo o patrimônio material ou imaterial reflexo da identidade do seu povo, devemos preservá-lo, a fim de garantir a preservação da sua memória. Sob esse aspecto, entendo que através das apresentações da Banda Ecologia damos continuidade à própria identidade do gênero, sua natureza e sua história do Rock no município”.

Ao Jornal Opinião Pública, o parlamentar – que afirmou ser fã do grupo e de Raul Seixas - reforçou a argumentação do projeto, explicando que o objetivo de prestar essa homenagem ao conjunto liderado pelo músico Mauro Ross é a contribuição histórica da banda, ao levar arte e cultura para os jovens da cidade. “Crescemos ouvindo as músicas do Raul Seixas e a Banda Ecologia faz um grande trabalho levando a música dele a cada vez mais pessoas”, disse Corrêa, revelando ainda quando pretende entregar a homenagem. “A ideia é entregar essa homenagem no dia 24 de setembro, data do show da banda pela comemoração de seus 40 anos”.

Já Mauro Ross não escondeu a felicidade e a satisfação com a homenagem. Mauaense de nascimento, o músico afirmou já vir buscando esse reconhecimento e que o fato de o parlamentar e sua equipe se colocarem à disposição para ajudar acabou sendo fundamental para dar prosseguimento neste processo. Para ele, ver sua banda se tornar patrimônio imaterial da cidade é motivo de muito orgulho e um grande presente de aniversário.

“Pra mim será uma grande honra. Sou cidadão mauaense, nascido aqui, a Banda Ecologia é formada aqui e por onde eu toco falo que somos de Mauá. Em qualquer lugar que toco, sempre levo o nome da cidade, não vou fugir das minhas origens, até porque sou muito bem tratado por aqui. Passados 40 anos, virar patrimônio será uma grande alegria, uma grande satisfação”.

O líder da Banda Ecologia também detalhou os preparativos para o show em comemoração aos 40 anos do conjunto, que acontece no próximo dia 24. A apresentação acontecerá no Parque da Juventude, ao lado do Paço Municipal, a partir das 18h e será gratuita e aberta a todos os públicos.

“Como é um show de 40 anos da nossa banda, teremos um show exclusivo da Banda Ecologia. Estaremos com uma super banda, em doze músicos no palco. Teremos as meninas do backing vocal, um quarteto de metais, teclado, duas guitarras, baixo, bateria, meu filho em uma das guitarras, eu com o violão... já estamos ensaiando para que seja um show maravilhoso. Será um evento aberto e gratuito não só pra quem é da cidade, mas de toda a região”, contou Ross que ainda acrescentou. “A expectativa para esse show é de que quem for não irá se arrepender”, encerrou.