Em Pauta - Eleições 2022

Por Portal Opinião Pública 13/10/2022 - 10:17 hs
Foto: Reprodução / TSE

Por Wladimir Camargo

Com o resultado nas eleições 2022 para deputado estadual e federal em Mauá, alguns grupos se fortaleceram e alguns nomes passaram a ter maior destaque no cenário político da cidade. O grupo do prefeito Marcelo Oliveira (PT), por exemplo, mostrou a força do governo e conseguiu eleger seu candidato, o ex-secretário Rômulo Fernandes (PT), a deputado estadual com um total de 75.033 votos, sendo que 28.543 foram conquistados no município. Outro que se destacou e se elegeu foi o ex-prefeito Atila Jacomussi (Solidariedade), que apesar de já ter sido preso algumas vezes e de ter tido suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal por dois anos consecutivos, conseguiu 58.707 votos no total, sendo 41.076 em Mauá.

Outros candidatos que tiveram votação expressiva na cidade foram Wagner Rubinelli (PSB) para deputado federal, sendo o mais votado na cidade, com 10.494, e 18.419 no total; o vereador Alessandro Martins (PDT) que, apesar de pouco investimento, teve destaquena corrida para deputado estadual, com 9.440 votos na cidade e 13.612 no total; Cleber Broch (Patriota), que se candidatou pela primeira vez e obteve 9.266 votos em Mauá para deputado estadual e 24.541 no total; e o vereador Sargento Simões (Avante), que conseguiu 7.556 votos em Mauá e 20.081 no total. Com a votação obtida nas urnas, esses candidatos e seus grupos se credenciam para buscar voos mais altos em dois anos, nas eleições municipais.

Eleições 2022 II

A região do Grande ABC também demonstrou força e acabou elegendo oito deputados estaduais e cinco deputados federais. Os estaduais foram Ana Carolina Serra (Cidadania), Carla Morando (PSDB), Thiago Auricchio (PL), Luiz Fernando (PT), Barba (PT), Atila Jacomussi (Solidariedade), Rômulo Fernandes (PT) e Altair Moraes (Republicanos). Já os federais são Alex Manente (Cidadania), Luiz Marinho (PT), Marcelo Lima (Solidariedade), Mauricio Neves (PP) e Fernando Marangoni (União Brasil).