ANVISA aprova ampliação do prazo de validade das vacinas da Pfizer
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta segunda-feira (10), a ampliação do prazo de validade das vacinas Comirnaty, fabricadas pela Pfizer contra a Covid-19, já adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Saúde no país. A medida é válida para as doses na apresentação adulto (tampa roxa), que passarão a ter o novo prazo de validade de 15 meses. A aprovação foi feita pela Diretoria Colegiada do órgão de maneira unânime.
De acordo com a agência, a ação se trata de uma “aprovação excepcional para ampliar a validade dos lotes já distribuídos se deu subsidiada pela aprovação da petição de ampliação de prazo de validade já aprovada pela Gerência de Produtos Biológicos por meio da Resolução – RE nº 3.049, de 15 de setembro de 2022, DOU nº 178, de 19 de setembro de 2022 e pelos pareceres emitidos pelas áreas de registro e inspeção sanitária da Agência, também foi considerado que as medidas indicadas pela empresa Pfizer/Wyeth permitem a manutenção da rastreabilidade e identificação quanto ao prazo de validade dos lotes já distribuídos da vacina”.
Além da ampliação do prazo de validade dos imunizantes já adquiridos, a medida também irá permitir a aquisição de lotes da vacina Comirnaty que tenham o prazo de validade inferior a 15 meses impressos na embalagem, desde que as doses sejam aplicadas dentro deste prazo. Ainda segundo a ANVISA, a decisão visa aumentar a celeridade na oferta de vacinas à população.
Já as doses da vacina Comirnaty pediátrica, nas apresentações com tampa laranja e vinho, não tiveram a ampliação do prazo de validade e continuam com o prazo aprovado de 12 meses.
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...