Casos de tuberculose têm crescimento em todo o mundo, aponta relatório da OMS

Por Portal Opinião Pública 03/11/2022 - 11:59 hs
Foto: Google Imagens / Reprodução
Casos de tuberculose têm crescimento em todo o mundo, aponta relatório da OMS
Tuberculose é a segunda doença infecciosa de maior incidência no mundo nos últimos dois anos

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou, por meio da publicação de um relatório anual, que o número de casos de tuberculose em todo o mundo registrou aumento entre 2020 e 2021. De acordo com dados da organização, a taxa de incidência da doença (um caso a cada 100 mil habitantes) cresceu 3,6% nos últimos dois anos, depois de ter se estabilizado em cerca de 2% ao ano ao longo das últimas duas décadas.

Segundo o relatório, estima-se que somente no ano 10,6 milhões de pessoas foram diagnosticadas com a doença – que é causada por uma bactéria que ataca, principalmente, o pulmão – o que representa um aumento de 4,5% nas ocorrências. Já o número de mortes pulou para 1,6 milhão, um crescimento de 14% em comparação ao número de óbitos registrados em 2019. O estudo da OMS também apontou quatro países asiáticos como os que mais registraram casos: Índia, Mianmar, Filipinas e Indonésia.

Outro ponto destacado pela organização é o impacto da Covid-19 no aumento no número de ocorrências de tuberculose pelo mundo. De acordo com a OMS, as consequências provocadas pela pandemia limitaram os diagnósticos da doença e o acesso aos tratamentos adequados, o que acaba por facilitar a disseminação da enfermidade e prejudica o trabalho do órgão, que se propôs a diminuir o número de mortes causadas pela tuberculose em 90% e a incidência de casos em 80% até 2030, usando por base dados colhidos em 2015.

Por fim, o documento aponta que desde 2020 a tuberculose passou a ser a segunda doença contagiosa de maior incidência no mundo, atrás apenas da Covid-19. Em 2019, ela ocupava o 13º posto nesta lista.